twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

01/08/2013

Antes de embarcar no avião, conheça o Guia do Passageiro

Milhares de pessoas estão arrumando as malas para pegar o avião, mas não sabem a quem recorrer no caso de um imprevisto no aeroporto. Pensando nisso, a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) tomou a iniciativa e coordenou o trabalho de elaboração do Guia do Passageiro. O material está disponível na página da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

As informações estão disponíveis, também, nos balcões dos 63 aeroportos administrados pela Infraero. Além do ambiente virtual, há a edição de bolso, com 58 páginas. Ele orienta os passageiros como se preparar antes de viajar, como se portar durante o voo e no desembarque, além de informar sobre as viagens internacionais.

Pelo Guia, o passageiro tem informações sobre o que fazer e a quem recorrer caso tenha problemas antes, durante ou depois da viagem. Além disso, há dicas de como se preparar para o passeio, como, por exemplo, o limite de compras no exterior, e a necessidade de vacinação para alguns destinos.

DICAS

O guia traz muitas informações e esclarece os viajantes que tiverem algum tipo de problema, seja com o extravio da bagagem ou com as normas que tratam do transporte de animais de estimação. Serve também para precaver situações que podem acontecer durante o voo, como, por exemplo, a possibilidade do uso de aparelhos eletrônicos a bordo.

Outras dicas que podem ser encontradas: 

* O preço da passagem para crianças de colo com menos de dois anos de idade, que não estejam ocupando assento, não pode ser superior a 10% da tarifa paga pelo adulto.

* O passageiro cego pode viajar com seu cão-guia.

* Quando se compra uma passagem aérea não há obrigação de comprar também um seguro de viagem. O seguro é um serviço adicional e facultativo.

* O acesso às salas de embarque é restrito aos passageiros que tenham em mãos os cartões de embarque válidos da companhia aérea.

COMUNICAÇÃO

A Infraero mantém diferentes canais de relacionamentos com seus clientes. Sugestões, reclamações de usuários, passageiros e empregados da Infraero podem ser encaminhadas à ouvidoria (www.infraero.gov.br/link ouvidoria).

Nos balcões dos aeroportos administrados pela Infraero os funcionários estão capacitados para atender as dúvidas dos passageiros. Há ainda uma central de atendimento pelo 0800 727 1234 e a Infraero também mantém perfis oficiais no Twitter, Facebook, Orkut e Formspring, como “InfraeroBrasil”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dez + 4 =

 

Parceiros

Revista Travel 3