twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

13/03/2012

Brasileiro morre ao cair na região do vulcão chileno Villarrica.Quais precauções devem ser adotadas neste esporte de aventura?

No início deste mês (01/03), fomos surpreendidos com novo acidente fatal envolvendo a prática do turismo de aventura (montanhismo): o jovem Felipe Santos escorregou e caiu em uma fenda na região do vulcão Villarrica, localizado a 800 quilômetros ao sul de Santiago/Chile.

Segundo informações da mídia, chilena e nacional, o brasileiro integrava uma excursão monitorada por uma empresa de turismo legalizada pelas autoridades chilenas.

O guia local justifica que o acidente ocorreu porque um dos turistas tropeçou,caiu e arrastou os demais para uma fenda. Esclarece também que o brasileiro,quando escorregou, assustou-se e não fincou o piolet, o que o fez deslizar ecair na fenda. Este lamentável acidente levou à morte dois turistas (brasileiro e mexicano), causou ferimentos graves em outro turista chileno e ferimentos leves em um suíço.

A agência de turismo que fez o passeio informou seguir todas as normas de segurança e a polícia chilena abriu investigação para apurar se houve negligência dos guias ou descuido do brasileiro.

O risco de acidente na prática do montanhismo, como emoutras modalidades que compõem a prática do esporte de aventura, é presumido, entretantonão exonera a responsabilidade da empresa contratante em conservar os equipamentos necessários à utilização, além da necessidade de capacitar, de forma adequada, seus guias/monitores.

No presente caso, até o momento, a polícia chilena não concluiu o inquérito policial que verifica se o guia apresentou ou não o treinamento adequado para os turistas em relação ao manuseio dos equipamentos,como se descolar na montanha vulcânica, ou se o acidente fora motivado apenas por um desequilíbrio de um dos componentes da excursão.

O  “Viajando Direito” esclarece que os principais riscos desta atividade são:

– Grandes quedas, torções, insolação, hipotermia,fortes mudanças climáticas e avalanches. Equipamentos inadequados e práticas de segurança ultrapassadas também podem causar acidentes.

Entidades especializadas nesta prática esportiva ressaltam algumas dicas de segurança:

– Quando a escalada for em vias com equipamentos deproteção fixa, avalie seu estado. Mesmo quando em boas condições, as ancoragens de parada e boulders deverão receber proteção dupla.

– Estabeleça um programa de emergência e resgate. Procure sempre um bom curso, com instrutores credenciados. Realize a atividade com um monitor ou instrutor local com notório conhecimento da região.

Mais informações, conheça o site: Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo www.femesp.org

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × quatro =

 

Parceiros

Revista Travel 3