twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

21/06/2017

Cobrança de bagagens por companhias aéreas é alvo de fiscalização do Procon-SP

A equipe de fiscalização da Fundação Procon-SP, efetuou, nesta terça feira, 20, uma operação no Aeroporto de Congonhas com o objetivo de acompanhar a aplicação da Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que trata do despacho e cobrança de bagagens, entre outros temas.

A equipe verificou o check-in e lojas da Gol, Azul, Avianca e Latam. A Gol é a terceira companhia a aplicar as regras da Resolução 400 — a empresa começou a cobrar pelo despacho de bagagem nesta terça-feira, enquanto Azul já faz a cobrança e a Latam anunciou que começara em até três semanas —, mas, segundo a autarquia, peca na orientação ao consumidor: faltam informações na loja física da companhia e no próprio balcão de check-in.

O Procon-SP acrescenta que o consumidor está pagando sem saber o que e em que base é feita a cobrança (número de volumes, excesso de peso, etc). Nos totens de autoatendimento, a falha se repete. “O consumidor tem o direito à informação exata do que lhe é cobrado” – ressalta a autarquia.

Além disso, os fiscais do Procon monitoraram as filas de atendimento preferencial e descobriram que a espera para quem tem prioridade chega a demorar quase o dobro do tempo, comparada à espera da fila comum.

Fonte: O Globo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Parceiros

Revista Travel 3