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10/06/2015

Dicas para comprar pacotes de turismo

Por Luciana Atheniense

Gosto sempre de divulgar aos leitores do Viajando Direito algumas dicas de viagem que possam auxiliá-los na contratação dos serviços turísticos.

Nos últimos meses, várias são as ofertas de pacotes de turismo divulgadas, com preços mais acessíveis e propostas de parcelamentos. As empresas de turismo não possuem apenas a responsabilidade no oferecimento de “melhor preço”, mas, também, devem arcar com os serviços ofertados, de forma transparente e correta, conforme determina a legislação consumerista (Lei 8078/90).

Neste sentido, o coordenador do Procon Santos divulgou algumas dicas para que sua viagem torne “bem sucedida”:  

“1. Hospedagem fantasma
Para não correr o risco de chegar ao seu destino e descobrir que o imóvel que você alugou não existe, alguns cuidados são necessários: confira as informações do contrato e entre em contato com o hotel para confirmar a reserva.

2. Localização ideal
Para verificar a localização de hotéis, pousadas, albergues, flats e casas alugadas e fazer um tour virtual pelas redondezas, use ferramentas como o Google Maps (maps.google.com.br/) e o Street View (goo.gl/qM8mnn).

3. Bonito só na foto
As fotografias publicadas no site de hotéis, pousadas e albergues ou mesmo por proprietários de casas para aluguel costumam ser produzidas e mostrar só os melhores aspectos do ambiente. Vale procurar imagens alternativas.

5. Atraso ou cancelamento
O voo atrasou? A companhia aérea deve informar sobre o atraso e prestar assistência aos passageiros. Se a viagem for de ônibus, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prevê que, se o atraso passar de uma hora, o passageiro pode desistir da viagem e ter o seu dinheiro de volta ou embarcar no próximo ônibus para o seu destino.

6. Cuidado com as milhas
Viajar com pontos acumulados no cartão fidelidade da companhia aérea com a qual você sempre viaja ou no cartão de crédito é uma forma de economizar, mas não se esqueça de que há restrições: cada empresa impõe regras.

7. Mala perdida
Para evitar que as malas se percam, identifique todas elas com etiquetas com os seus dados e contatos. Além disso, você pode declarar o valor da sua bagagem antes do embarque, gratuitamente. Assim, caso a mala desapareça, o valor da indenização será o declarado.

8. Seguro viagem
A última coisa com a qual quem sai de férias quer se preocupar é ter algum problema de saúde ou sofrer um acidente, mas, infelizmente, eles podem acontecer. Para não ficar desamparado, principalmente no Exterior, é recomendável contratar um seguro viagem.

9. Vacinação
Para viagens a locais com incidência de doenças endêmicas e contagiosas, o Ministério da Saúde e os órgãos sanitários internacionais recomendam ou exigem vacinação.

10. De olho nos pertences
É comum os turistas relaxarem quando estão viajando, principalmente em cidades estrangeiras. No entanto, roubos e furtos podem acontecer em qualquer lugar. Fique alerta em pontos turísticos, que costumam estar sempre cheios.

11. Instrutores certificados
Lembre-se: com segurança não se brinca. Antes de praticar esportes radicais, como bungee jump, rafting, asa-delta, paraquedismo, mergulho e passeios de balão, por exemplo, verifique se os instrutores são certificados.

12. Ingressos falsos
Nunca compre ingressos para jogos, festas, peças de teatro, etc. de cambistas ou em sites não oficiais. O risco de eles serem falsos é alto.

13. Empresas confiáveis
Antes de contratar o serviço de uma agência de viagem, guia turístico, locadora de veículos, etc., verifique se a empresa está cadastrada no site do Ministério do Turismo (cadastur.turismo.gov.br) e se há reclamações contra ela no Procon.

Se a hospedagem e/ou o transporte forem fechados por meio de uma agência, ela é solidariamente responsável por qualquer problema que ocorra durante a viagem, de acordo com os Artigos 7º e 15 do Código de Defesa do Consumidor.

Maiores informações acesse: http://procon.santos.sp.gov.br/

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