twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

31/08/2012

Dicas para ter uma passagem tranquila pela imigração

Alguns detalhes básicos de apresentação e postura podem reduzir as chances de ficar barrado no aeroporto. Confira as dicas dadas por profissionais de turismo, órgãos governamentais e consultores de etiqueta.

1. Além de checar a documentação do viajante, o agente de imigração pode querer entrevistá-lo. Responda somente às perguntas formuladas de forma clara e objetiva e mantenha uma atitude cortês.

2. A entrevista com o agente de imigração é feita no idioma local. Em caso de dificuldades de compreensão, peça a ajuda de um intérprete. Segundo a conselheira da Embaixada da Espanha no Brasil, Carmen Bartes, no caso da pessoa não ser admitida ela poderá fazer ligações para casa, contar com o auxílio de um advogado e um assistente social.

3. Mentir na entrevista com o agente de imigração pode gerar problemas. Além dos requisitos exigidos como seguro saúde e passagens aéreas de ida e volta, vale a pena levar outros documentos que comprovem sua intenção de voltar. “Leve carta de período de férias empresa onde trabalha, a carteira de trabalho, cartões de crédito e até o imposto de renda”, explica Maurício Pivetta, gerente de treinamento da Experimento.

4. Conhecer um pouco do idioma local pode ajudá-lo no aeroporto. Os viajantes devem tentar aprender pelo menos as palavras básicas que todos os turistas usam em qualquer lugar, como bom dia, boa tarde, por favor, desculpa. “Há diversos dicionários voltados para viajantes”, diz Sofia Rossi, consultora de etiqueta.

5. Vestir-se de maneira muito relaxada ou muito sofisticada pode atrair a atenção dos agentes de imigração. É importante saber como as pessoas se vestem em cada país. “Por mais que o tênis seja comum no Brasil, na Europa, as mulheres costumam usar mais botas e sapatilhas para viajar de avião”, diz Sofia.

Fonte: IG

1 comentário

  • mirelle disse:

    A Europa é um lugar muito grande e diverso para dizer que as mulheres costumam viajar de botas e sapatilhas. Na Italia, talvez. Mas moro na França e por aqui se viaja é de tênis. Salto, então? Nem pensar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

sete − seis =

 

Parceiros

Revista Travel 3