twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

12/07/2012

Fim do visto americano para brasileiros pode estar próximo

Os governos do Brasil e dos Estados Unidos se comprometeram, por meio de uma declaração de intenção a facilitar a emissão de vistos para seus cidadãos nas viagens entre os dois países e a trabalhar com o objetivo de eliminar definitivamente o requisito.

O acordo consta de uma declaração conjunta de intenções assinada pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e pela secretária de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Janet Napolitano.

O documento, divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores, informa que o acordo pretende ”reafirmar a crescente qualidade da relação e a ampla agenda de cooperação entre Brasil e Estados Unidos, no contexto de uma sociedade equilibrada e construtiva, baseada no respeito mútuo e em valores e princípios comuns”.

A fim de estabelecer a forma como se chegará à eliminação completa dos vistos entre os dois países, Patriota e Janet definiram em um acordo a criação de um grupo técnico de trabalho, que deverá se reunir pela primeira vez antes de novembro. O grupo ”se constituirá como plataforma para propor medidas e procedimentos”, que deverão estar adaptados às correspondentes legislações em matéria de vistos, aponta o documento.

Antes da reunião com Patriota, em que foi assinado o acordo, a representante americana se reuniu com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, com quem discutiu algumas iniciativas voltadas a reforçar a cooperação em matéria de proteção dos direitos de propriedade intelectual, entre outros assuntos.

Fonte: Com Agência Brasil e EFE

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − quatro =

 

Parceiros

Revista Travel 3