twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

18/03/2013

Ministério do Turismo cria grupo para avaliar os serviços prestados pela rede hoteleira no país

Qualificar os serviços prestados pela rede hoteleira e oferecer mais qualidade aos turistas durante o período dos megaeventos esportivos da Copa do Mundo da FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, é uma das principais metas do Ministério do Turismo para os próximos anos.

Para isso, a Secretaria Nacional de Políticas de Turismo (SNPTur) instituiu o Conselho Técnico Nacional da Classificação de meios de hospedagem (CTClass), conforme a Portaria MTur nº 100/2011. O grupo será incumbido, sobretudo, de acompanhar, orientar e avaliar o Sistema Brasileiro de Classificação (SBClass), lançado em 2012 para regular a qualificação da rede hoteleira.

Também compete ao conselho apreciar casos omissos referentes ao processo de classificação; propor requisitos para a inclusão de tipos e respectivas categorias não especificadas na Portaria; e apresentar propostas para análise crítica, revisão e atualização dos critérios e demais requisitos estatuídos.

O CTClass é composto por representantes do Turismo e entidades representativas da sociedade civil e se reunirá duas vezes por ano. “O conselho terá grande importância para o crescimento do setor hoteleiro. Estamos fazendo um trabalho para alavancar o setor em todo o país. Com isso, os beneficiados serão os turistas nacionais e internacionais que passarão pelo país neste período”, avalia o coordenador-geral de Serviços Turísticos do MTur, Jair Galvão.

Neste primeiro encontro, o grupo apresentou os membros do CTClass, o regimento interno, a composição e estrutura do Conselho para a aprovação. Para a próxima reunião, o CT vai abordar o tema sobre o aprimoramento de alguns itens das matrizes de classificação e o pleito de inclusão de requisitos pela Secretaria de Direitos Humanos, Casa Civil.

Entre as entidades que compõem o CTClass estão: Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Resorts (ABR), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Fonte: Ministério do Turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 20 =

 

Parceiros

Revista Travel 3