twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

28/06/2016

O que muda pra quem vai viajar para o Reino Unido? Tire suas dúvidas

Reino-UnidoA decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia (UE), após plebiscito realizado no dia 23/6, ainda deverá trazer muitas incertezas para os moradores, imigrantes e visitantes da Irlanda do Norte, Escócia, País de Gales e Inglaterra nos próximos dois anos, prazo estipulado pelo Tratado de Lisboa para a conclusão do processo de separação, após ser feita a comunicação formal ao bloco.

No curto prazo, nada muda para quem está se programando para visitar ou estudar por lá nos próximos meses, como assegurou o premier David Cameron. Mas a rápida reação do mercado financeiro, que jogou a cotação da libra para abaixo dos R$ 5 ao longo do dia, pode significar um crescimento imediato na taxa de turistas e intercambistas.

“Nos últimos tempos, muitos estudantes trocaram o Reino Unido pelo Canadá e Austrália devido à alta da moeda. Com a queda é possível que o sonho principal seja retomado”, acredita a gerente de produto da CI-Central de Intercâmbio, que espera ver o resultado dessa mudança se reverter em vendas já na próxima semana. “É uma janela de oportunidade que se abriu”, completa.

Veja abaixo como devem ficar algumas questões práticas para quem pretende ir ao Reino Unido nos próximos meses.

Tenho viagem marcada para o Reino Unido em julho. Vou precisar de visto para entrar no país? Como proceder agora?
A curto prazo, nada deve mudar para entrar ou sair do país. Como o Brasil já possui acordo diplomático com o Reino Unido que exime o turista da necessidade de visto prévio para viagens com até seis meses de permanência, possivelmente tudo continuará igual.

Acabei de comprar algumas libras para viajar. Com a saída da EU, a moeda do país irá mudar?
Como Reino Unido nunca adotou o euro como moeda corrente (ainda que algumas lojas de departamentos abrissem exceção), a tendência é que a situação siga inalterada.

Quem tem cidadania europeia poderá morar ou visitar o país por tempo indeterminado? E quem não possui tal documentação?
Ainda não se sabe. Por enquanto, cidadãos europeus que se beneficiam do acordo podem circular e residir livremente em todos os países do Reino Unido, mas assim que a saída do bloco for efetivada as regras de imigração e visitação poderão passar a seguir estritamente a legislação britânica, que exige autorizações específicas para quem quer morar, trabalhar ou estudar no país.

Brasileiros sem cidadania europeia poderão visitar o Reino Unido?
Sim. Visitantes com passaporte brasileiro válido, confirmação de reserva de hotel (ou carta com o endereço de onde ficará hospedado), passagem aérea de volta e dinheiro suficiente para se manter no país podem ficar até três meses sem a necessidade de visto prévio. A regra não deverá ser alterada, mas não vale para aqueles que pretendem estudar, trabalhar ou ficar por mais de seis meses no país. Nesse caso é preciso requisitar um visto antes mesmo de sair do Brasil.

Como ficam os vistos de turista? Terão menos tempo de duração?
Ainda não se sabe. Atualmente visitantes não necessitam de visto para permanecer no país por até três meses. Acima desse período o visto prévio é obrigatório.

O visto que eu consegui para meu intercâmbio vai continuar valendo?
Fique tranquilo. De acordo com as declarações do premier David Cameron, nada deverá mudar em relação a isso nos próximos meses.

O preço das passagens aéreas deve aumentar
Companhias aéreas da Europa como Ryanair e easyJet chamadas de low cost (baixo custo) por não cobrarem uma série de taxas que outras companhias regulares costumam cobrar, conseguiram fazer com que voar para o Reino Unidos de várias partes da Europa ficasse mais barato do que nunca. Atualmente, existe o acordo “Open Skies” que permite mais rotas e menores preços entre a UE e seus países-membros. Agora que o Reino Unido decidiu deixar a União Europeia, é provável que novos acordos aéreos tenham que ser negociados. Isso significa que os preços para o Reino Unido podem aumentar.

O serviço de turismo pode piorar no Reino Unido
A Condé Naste Traveler reporta que 70% dos empregos no setor de viagem e turismo em Londres são dependentes de imigrantes. Como uma das propostas do Brexit é fazer uma reforma na política de imigração e conter o número de imigrantes que chegam no Reino Unido, é possível que o setor de viagem e turismo passe a trabalhar com menos funcionários. Estima-se que 63 mil empregos sejam perdidos.

Mas o valor da libra também pode cair
Sempre foi mais caro para os brasileiros viajarem para o Reino Unido pelo valor da libra. Essa situação vai continuar, mas pode ficar um pouco melhor. Assim que foi anunciada a saída da UE, o valor da libra caiu no mercado.

O número de turistas no Reino Unido pode cair
Londres é uma das cidades mais visitadas do mundo e, mesmo fora da capital, as cidadezinhas recebem turistas do mundo todo. Mas conforme relata a Condé Naste Traveler, o entusiasmo dos turistas para visitar o Reino Unido deve diminuir com o Brexit: um terço dos viajantes da Alemanha, Itália e Espanha – e um quarto da França – disseram que estariam menos dispostos a viajar para o Reino Unido depois da saída; 10% dos viajantes do Canadá e 12% dos americanos disseram o mesmo.

Fonte: UOL Viagem e Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × 4 =

 

Parceiros

Revista Travel 3