twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

18/05/2018

Passageiros poderão despachar a própria bagagem em 7 aeroportos brasileiros

A Infraero anunciou que implantará gradualmente nos aeroportos que administra uma solução para que o próprio passageiro despache sua bagagem (‘self bag drop’). A previsão é que a implantação esteja concluída em sete aeroportos sob sua administração até o primeiro semestre de 2019. Ainda este ano, o primeiro aeroporto a receber a novidade será o Guararapes-Gilberto Freyre, que atende Recife (PE) e região. Na sequência virão:  Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Curitiba (PR), Belém (PA), Goiânia (GO) e Maceió (AL).

Segundo a concessionária, a solução estará em pontos estrategicamente espalhados pelos terminais e possibilitará a realização do check-in de maneira rápida e fácil, além de melhorar a capacidade de atendimento do aeroporto e das empresas aéreas. Ainda de acordo com a Infraero, o objetivo é diminuir o tempo de espera dos usuários, otimizar espaços e estrutura dos terminais e reduzir os custos das companhias. O sistema será integrado aos serviços do terminal e vai aproveitar as instalações já existentes. As condições de autodespacho devem seguir as políticas de cada companhia aérea.

Outra solução a ser implantada pela Infraero visando agilizar os trâmites de embarque é o check-in compartilhado. Um totem de autoatendimento reunirá as plataformas de todas as companhias aéreas.

De acordo com o presidente da empresa, Antônio Claret de Oliveira, as soluções são intuitivas e de fácil uso, mas os passageiros também poderão contar com o auxílio de funcionários das companhias.

Os sistemas podem gerar relatórios sobre o número de viajantes por voo, horário do último embarque, ocupação dos portões de embarque e quantidade de pessoas embarcadas. Esses dados integrarão as informações das áreas operacional, financeira e comercial.

As soluções do autodespacho de bagagem e do check-in compartilhado fazem parte de um contrato de concessão comercial de 15 anos, firmado entre a Infraero e a Sita, empresa que oferece soluções para aeroportos e companhias aéreas em todo o mundo.

Neste vídeo (em inglês), é possível conferir como funciona o sistema de autodespacho.

Fonte: Época Negócios

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − dezoito =

 

Parceiros

Revista Travel 3