O Procon de Belo Horizonte divulgou uma cartilha com orientações para evitar que o folião não caia em golpes, durante o carnaval. Todo cuidado é pouco para que a festa seja apenas de diversão.
Acompanhe:
*Evite entregar seu cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento. Opte por fazer isso você mesmo;
*Caso o vendedor necessite pegar seu cartão, cheque se o cartão devolvido é realmente o seu. Você pode personalizar seu cartão com um adesivo para facilitar o seu reconhecimento, por exemplo;
*Não faça pagamentos caso o visor da maquininha esteja danificado ou obstruído;
*Desconfie de erros de leitura por aproximação. Isso é um sinal de que a maquininha do vendedor pode estar contaminada com um vírus;
*Também desconfie se o vendedor afirmar que precisa passar o cartão novamente e verifique se a compra foi debitada na sua conta antes de repetir o pagamento;
*Sempre verifique o valor digitado na maquininha e peça o comprovante de pagamento;
*No caso de pagamentos via QR Code ou Pix, confira o valor e o destinatário do dinheiro antes de finalizar a compra;
*Mantenha seu cartão com tecnologia de aproximação em um local protegido para evitar a leitura por máquinas sem o seu conhecimento;
*Também mantenha seu celular em um local seguro e protegido por senha, assim como o aplicativo do seu banco;
*Se possível, dê preferência para levar e fazer compras com dinheiro físico e sempre confira o troco assim que recebê-lo;
*Em caso de roubo ou perda de celular ou cartão de crédito, comunique imediatamente o seu banco e registre um boletim de ocorrência;
Durante o Carnaval, os postos do Procon PBH estarão fechados e não haverá atendimentos ao público. Os consumidores que se sentirem lesados podem solicitar atendimento mediante agendamento por meio do Portal PBH (https://agendamentoeletronico.pbh.gov.br/), de acordo com a disponibilidade do calendário.