twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Artigos

13/05/2020

Máscaras durante o voo? Veja essa e outras respostas sobre segurança contra a Covid-19

Viajando Direito (Foto: Freepik)

Desde o início de maio, as companhias aéreas Azul, Gol e Latam começaram a exigir o uso de máscaras em seus voos, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Todos os funcionários das empresas também usarão equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas, além de álcool gel para higienização.

A medida tem apoio da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), considerando o uso de máscaras sobre o nariz e a boca, comprovadamente, diminui em 70% o risco de contágio por coronavírus.

As máscaras não serão fornecidas pelas empresas. Sendo assim, o passageiro deve comparecer ao embarque já munido de sua máscara, sob pena de ser impedido de entrar na aeronave.

De acordo com levantamento realizado pela Gol e divulgado pelo site Viagem e Turismo, mesmo antes da exigência, mais de 90% dos passageiros já haviam aderido ao uso das máscaras.

Outras medidas de segurança

  • Em filas para check-in ou embarque, mantenha distância de outros passageiros.
  • Evite tocar em totens de autoatendimento. Dê preferencia ao check-in pelo aplicativo em seu celular.
  • Reserve um assento próximo à janela. Um estudo de 2018 da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, concluiu que uma das maneiras de evitar doenças contagiosas – não só o coronavírus – durante um voo, é buscar um assento na janela. Longe do corredor, o passageiro tem cinco vezes menos encontros com outras pessoas, o que diminui as chances de entrar em contato com alguém infectado. Em suma: uma vez sentado na janela, melhor nem levantar. Caso o passageiro queira ou precise ocupar um assento no corredor, é recomendável que seja longe do banheiro, que é o lugar onde as pessoas mais se aglomeram (Fonte: Viagem e Turismo).
  • Tenha à mão álcool gel, lenços umedecidos para higienizar locais da sua poltrona onde será necessário tocar: fivela do cinto de segurança, braço do assento, mesinha de refeições, etc.
  • Não toque nos olhos, nariz e boca, mesmo se estiver usando máscara.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço descartável ou com a parte interna do cotovelo.

Como usar corretamente as máscaras

  • De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, sua máscara deve ter duas camadas de tecido.
  • A máscara deve cobrir até a metade do nariz e se estender até abaixo do queixo, aderindo ao contorno do rosto, sem folgas.
  • Não toque a parte da frente da máscara. Para colocar ou retirar o equipamento, use as alças.
  • Se estiver usando uma máscara de pano que não será lavada imediatamente após o uso, coloque em um saco ou envelope de papel. Evite sacolas plásticas.
  • As máscaras de tecido devem ser trocadas a cada duas horas. Portanto, leve máscaras reservas.
  • Lave as mãos constantemente.

https://www.instagram.com/p/CAI7uwCBG_4/

Siga o VIAJANDO DIREITO nas redes sociais e fique por dentro dos seus direitos e deveres!

Instagram: @DireitoViajando

Facebook.com/ViajandoDireito

Twitter: @ViajandoDireito

Foto: Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 6 =

 

Parceiros

Revista Travel 3