twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Artigos

25/04/2020

Ministros de turismo do G20 assinam documento garantindo ambiente de viagem seguro após pandemia

Viajando Direito

Os ministros de Turismo dos países do G20 – nações com as maiores economias do globo – se reuniram virtualmente nesta sexta-feira para debater a recuperação do setor.

O segmento  de representa 10,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo e é um dos mais prejudicados pela pandemia de Covid-19. Estimativas preliminares da Organização Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) indicam um declínio de 45% no turismo em 2020, que poderá subir para 70% até setembro, dependendo do cenário que se desenhar. 

No encontro, do qual também participaram membros do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), os ministros se comprometeram a garantir um ambiente de viagem ‘seguro’, que ajude a restaurar a confiança do consumidor.

“Comprometemo-nos a ajudar as empresas do setor de turismo, especialmente as micro, pequenas e médias empresas, empreendedores e trabalhadores para se adaptarem e prosperarem em uma nova era pós-crise. Comprometemo-nos a acelerar a transição do setor de viagens e turismo para um caminho mais sustentável – econômica, social e ambientalmente”, diz o comunicado conjunto divulgado após uma reunião virtual dos ministros.

No documento, os ministros citam como forma de recuperar o turismo promoção de inovações e tecnologias digitais que possibilitem práticas sustentáveis e viagens ininterruptas. 

O grupo afirmou, também, que irá trabalhar para apoiar economias de países em desenvolvimento que dependem do turismo, especialmente na África e em nos pequenos Estados insulares, localizados no Caribe, Pacífico, Oceano Índico, Mediterrâneo e Mar da China.

O grupo também pretende trocar experiências e boas práticas, além de fortalecer a coordenação entre os governos para fornecer respostas políticas integradas, inclusive fazendo esforços contínuos no fortalecimento da resiliência do turismo. 

Uma reunião presencial dos ministros de Turismo do G20 está marcada para 7 de outubro, na Arábia Saudita, que é a presidente rotativa do G20 este ano. São membros do G20 os oito países mais ricos e influentes do mundo (G8): Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia; e 11 países emergentes: África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México e Turquia.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO DOS MINISTROS DO G20

https://www.instagram.com/p/B_auSBdp4iD/

Siga o VIAJANDO DIREITO nas redes sociais e fique atento às nossas próximas publicações!

Instagram: @DireitoViajando

Facebook.com/ViajandoDireito

Twitter: @ViajandoDireito

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 12 =

 

Parceiros

Revista Travel 3