O próprio estabelecimento precisará arcar com os prejuízos causados ao hóspede. Aqueles avisos – comuns no Brasil – de que o hotel não se responsabilizará pelos pertences deixados no quarto devem ser desconsiderados, pois, além de você (hóspede), os únicos que terão acesso ao seu quarto serão os próprios funcionários do hotel. Ainda assim, para evitar problemas, procure deixar dinheiro, joias, cheques e objetos mais valiosos no cofre do estabelecimento. Caso haja um furto, comunique o fato ao gerente do hotel, formalizando a sua reclamação por escrito. Em seguida, procure a Delegacia de Polícia e relate o ocorrido.
Caso você esteja sem bagagem ou apenas com bagagem de mão, deve imprimir o cartão de embarque e seguir diretamente para o portão de embarque indicado pela companhia aérea, no horário informado pela empresa.
Se estiver com bagagem a ser despachada, vá ao balcão de check-in da companhia, com tempo suficiente para se identificar, despachar a bagagem presentar-se no portão de embarque, no horário informado pela empresa aérea. Algumas empresas têm balcões exclusivos para o despacho da bagagem.
Apesar de você optar em utilizar o cartão de crédito em sua viagem internacional, aconselho levar também uma quantia de dinheiro em espécie. Em relação aos cartões de crédito seguem algumas dicas:
– Antes da viagem, tenha a cautela de verificar a data de validade dos cartões;
– Tenha um registro pessoal dos respectivos números, para, se necessário, fazer o cancelamento de forma rápida, principalmente de for vítima de furto ou roubo;
– Antes de querer adquirir um produto ou serviço, verifique se o estabelecimento aceita um dos cartões de crédito de que dispõe.
Certo. Tios, viajando com seus respectivos sobrinhos dentro do Brasil, não precisam de autorização do juizado, nem dos pais dos menores. Basta que o tio leve a certidão de nascimento da criança de 07 anos (original ou cópia autenticada). Já o adolescente de 14 anos não entra nesta situação por ter mais de 12 anos e não precisar mais da autorização do Juizado para viajar. Ele pode viajar apenas levando sua identidade original.
Procure uma delegacia próxima e faça um Boletim de Ocorrência (BO), relatando todos os objetos perdidos ou roubados. Além do BO, é necessário avisar, o mais rápido possível, à central de atendimento do banco emissor do cartão, pedindo seu bloqueio imediato. É recomendado que o consumidor tivesse sempre guardado, em local seguro, dados relevantes do cartão, como o número e o telefone da central de atendimentos. Esses dados podem ser encontrados na própria fatura, no verso do cartão ou, ainda, no site do banco emissor.
Não se esqueça de formalizar todos estes contatos, anotar o número de protocolo, data, horário em que realizou a ligação e nome do atendente para eventuais pedidos de comprovação. Guarde cópias destes documentos, incluindo emails e correspondências escritas relativos à formalização do pedido.