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Dicas de Viagem

Minha carteira com todos os documentos foi furtada. Como vou embarcar sem apresentar minha identificação?

Em caso de furto, roubo ou extravio de documento de identidade, a companhia aérea deve aceitar o Boletim de Ocorrência (BO) emitido há menos de 60 dias.

 

Minha filha de 17 anos vai viajar para Porto Seguro com um grupo de amigas na passagem no Ano Novo. Como ela é ainda menor de idade há necessidade da minha autorização ou do meu marido para poder realizar o transporte aéreo?

Não. O adolescente (12 a 18 anos incompletos) poderá viajar no território nacional desacompanhado, desde que apresente documento de identidade original com fotografia, admitindo-se a apresentação de cópia autenticada, desde que seja possível a identificação do adolescente.(PORTARIA 2324/CGJ/2012 cc Art. 2º, § 4º, I, da Resolução nº 130/2009 da ANAC)

Vale ressaltar que na viagem internacional, o adolescente necessita da autorização dos pais.
(PORTARIA 2324/CGJ/2012 § 1º e 2º).

Quando é alta ou baixa temporada no turismo?

As sazonalidades dependem da data de saída do Brasil e das temporadas de férias em cada país. Em geral, os meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro são meses de alta temporada e, os demais, meses de baixa.

Os períodos de festas de final de ano são considerados altíssima temporada e necessitam de programação com bastante antecedência.

Há variação nas datas exatas de alta e baixa temporada, de ano para ano e de acordo com o destino, bem como situações intermediárias. É recomendado pesquisar estas ocasiões antes de contratar os serviços de turismo, principalmente em relação às viagens.

 

Esqueci meu iPad na poltrona do avião. Só constatei o fato na sala de desembarque. A empresa é responsável em entregar ou ressarcir o valor do aparelho?

Sim, desde que tenha informado à própria empresa aérea, o mais breve possível, o fato, relatando o modelo do aparelho, o número do voo e assento em que estava. Você deve documentar seu relato em documento próprio fornecido pela empresa e guardar uma cópia. É aconselhável que comprove, posteriormente, á empresa, a nota fiscal de seu aparelho. Evite fazer o relato ou qualquer reclamação junto á empresa aérea somente por telefone ou pessoalmente.

A empresa aérea tem responsabilidade em devolver ou restituir o valor do aparelho que foi devidamente comprovado pelo passageiro.

Que procedimentos devem ser adotados, caso ocorra furto ou roubo no acampamento? 

O campista deverá comunicar o fato à administração do camping e solicitar providências. Se necessário, poderá procurar a delegacia de polícia mais próxima e registrar a ocorrência. A empresa de camping deve disponibilizar o livro de reclamação para o cliente formalizar sua reclamação, conforme disposto na Lei Geral do Turismo. (lei 11.771, art 34, III).

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