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05/04/2023

10 dicas para comprar passagens sem sustos na Black Friday

Ao realizar compras pela internet, é necessário verificar se o site acessado é seguro. Páginas de internet confiáveis exibem o símbolo de um ‘cadeado’ na barra de endereço, isso significa que suas informações, como senhas e dados de cartão de crédito, tendem a estar seguras

É importante também se certificar que o site tem sede no Brasil e registro no CNPJ. Isso porque, em caso de uma ação judicial, a citação de empresas estrangeiras é extremamente difícil.

2)
Recomendamos que você pesquise preços e compare se vale mais a pena comprar um pacote de viagem ou adquirir separadamente passagem e hospedagem

3)
Desconfie de sites que aceitam pagamento apenas por transferência bancária ou boleto. Isso é um indício de fraude.

O cartão de crédito é a forma mais segura de comprar pela internet, além de possibilitar o parcelamento. Caso for pagar por meio de boleto, confira se os dados do documento são os mesmos da empresa que você está contratando.

4)
Leia com a tenção as regras de compra de cada site. Conferir é permitido troca posterior.

5)
O art. 49 do Código de Defesa do Consumidor prevê que nas compras realizadas pela internet o consumidor pode desistir do negócio no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. Portanto, antes de comprar, pergunte de que forma será realizada a devolução, caso você se arrependa da compra.

6)
Mantenha seu antivírus e firewall sempre atualizados no seu computador e no celular. Nunca insira os dados do seu cartão de crédito em computadores de públicos, ligados em rede ou em celulares de terceiros.

7)
Não é só porque é Black Friday que você é obrigado a comprar. Veja se a viagem cabe no seu orçamento e se não irá desequilibrar suas contas.

8)
Pesquise com antecedência e veja se o desconto anunciado na Black Friday é verdadeiro.

9)
Salve todos os e-mails e faça ‘print’ de todas as conversas realizadas com o fornecedor. Em caso de uma eventual ação judicial, esses documentos servirão como prova.

10)
Caso tenha algum problema com alguma empresa turística registre reclamação na plataforma digital consumidor.gov.br

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