A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) facilitou o procedimento de emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).
A partir da última quarta-feira (29), a solicitação e a emissão do documento podem ser feitas pela internet.
Segundo o órgão, a medida irá beneficiar os viajantes, que não precisarão mais procurar as unidades Anvisa para adquirir o documento. Além disso, o governo anunciou que a medida irá economizar R$ 120 milhões aos cofres da União.
CLIQUE AQUI PARA EMITIR O SEU CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO OU PROFILAXIA
Não é só o coronavírus que preocupa os viajantes internacionais e os governos dos países de destino. Várias outras doenças contagiosas são objeto de controle rigoroso pelos órgãos governamentais dessas nações.
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia é o documento que comprova a vacinação contra doenças (febre amarela, por exemplo), conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional.
Mais de 100 países exigem dos turistas que ingressam em suas fronteiras (inclusive apenas para escalas ou conexões) a comprovação de que eles estão imunizados contra a febre amarela e outras doenças.
As vacinas exigidas nos termos do Regulamento Sanitário Internacional são divulgadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para solicitar o CIVP, você precisará de documento de identidade (RG, CNH ou passaporte) e do cartão nacional de vacinação, preenchido com a data de aplicação, fabricante e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da Unidade de Saúde onde ocorreu a vacinação.