Muitos turistas optam por transitar a pé em vias públicas ( ruas e praças ) nas cidades onde visitam, a fim de conhecer, de perto, os costumes da população local.Essa experiência é sempre saudável, mas requer atenção e cuidado. Recentemente a polícia Militar de Minas Gerais emitiu algumas dicas para moradores de turistas, alertando como transitar em locais públicos e fazer viagens de avião ou ônibus, com segurança. Por achar interessante o conteúdo, repassamos este também para você, para qualquer metrópole de qualquer País, do mundo.
– Não ande sozinho em becos, vielas e locais desertos e acautele-se com pessoas desconhecidas que o abordarem.
– Em restaurantes, não pendure bolsas, máquinas fotográficas ou câmeras de v´deo nas cadeiras nem as coloquem no chão.
– Mantenham objetos de valor sempre em contato direto,
– Não revele seus dados pessoais a pessoas desconhecidas, ainda que sejam, eventuais companheiras de viagem.
– Quando for pagar com cartão de crédito, não o percam d e vista.
– Exija que este seja manuseado em sua presença e confira com segurança o comprovante do vendedor.
– Evite carregar passaporte e cheques de viagem. Mantenha-os seguros e cheques de viagem. Mantenha-os seguros no cofre do hotel. Sefor preciso, saia portando uma cópia do seu passaporte. Em caso de extravio, furto ou roubo, comunique imediatamente à polícia local.
– Evite ostentar joias caras e não exiba grandes quantidades de dinheiro.
– Durante os traslados, viaje de perto e ininterruptamente sua bagagem. Use etiquetas grandes e coloridas que permitam a fácil identificação de suas malas nas esteiras ou balcões de entrega.
– Procure trocar o dinheiro somente em casas de câmbio ou bancos autorizados.
– Na hora de se deslocar em uma cidade, utilize somente táxis credenciados.
– Seja a bordo do avião ou dentro de um ônibus, não se descuide das bagagens de mão.Idem para as bolsas, carteiras ou pacotes que não devem ficar à mostra,em locais abertos ao público, sem a devida vigilância.
– Em ônibus com poucos passageiros, prefira ficar próximo ao motorista ou a cobrador.
– Se portar um laptop ou notebook, não descuide dele enquanto compra um lanche, visita uma loja ou faz um telefonema. os assaltantes acompanham a vítima e, ao menor sinal de desatenção desta, trocam a mala com o notebook por uma maleta falsa, contendo revistas ou um tijolo dentro para simular o peso do equipamento. A maioria das pessoas só se dá conta do furto muito tempo depois.
– Se estiver com crianças, o alerta é dobrado.