As agências de turismo costumam oferecer planos já incluídos em seus pacotes, geralmente por intermédio de um convênio com seguradoras. As modalidades do seguro se dividem de acordo com o destino e objetivo da viagem, além do meio de transporte. É importante fazer a cotação deste seguro.
O consumidor deve definir qual a cobertura que mais atende a suas necessidades e pedir que estejam estipuladas claramente no contrato informações como: período e em que consiste a cobertura; valor da indenização; cláusulas de exclusão de cobertura ou de cancelamento; cobertura a terceiros, se houver; identificação das partes envolvidas etc. No caso de já possuir uma apólice de seguro de vida, verifique junto à seguradora responsável por ela, se há cobertura para eventuais imprevistos durante viagens.
Se a viagem for para um país estrangeiro, o consumidor deve procurar uma seguradora que coloque à disposição dos clientes uma central de atendimento em português. É uma facilidade que acalma em um momento de solicitação dos serviços contratados.