Um guia de serviços na internet foi lançado nesta terça-feira para orientar os visitantes estrangeiros e brasileiros que passarem pela capital mineira durante a Copa do Mundo. A página, que pode ser acessada em http://www.viajandodireito.com.br/turistabh/, informa o viajante sobre como proceder e a quem recorrer caso necessite de auxílio ou de proteção aos seus direitos de consumidor. Há informações sobre hospitais, vacinas, delegacias, consulados, entre outros.
“Foram três meses de trabalho para reunir informações esclarecedoras aos visitantes estrangeiros e também aos brasileiros”, revela a advogada especialista em Direito do Turismo, Luciana Atheniense, responsável pelo projeto em parceria com o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC/MG).
Autora do site Viajando Direito, a advogada conta que procurou reunir sua experiência com consumidores para elaborar o guia. “Minha vivência na coluna do caderno de Turismo do jornal Estado de Minas também foi muito importante para reunir as principais queixas e dúvidas dos turistas, seja brasileiro ou estrangeiro”, disse.
O guia “Conhecendo meus direitos e deveres de viajante em Belo Horizonte” em três idiomas (português, inglês e espanhol), poderá ser acessado em: http://www.viajandodireito.com.br/turistabh/. Em 2013, durante a Copa das Confederações, o serviço foi distribuído para a população em Belo Horizonte nos postos da Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte) e ficou disponível para download no site da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).