Dicas de Viagem

Minha filha de 17 anos vai viajar para Porto Seguro com um grupo de amigas na passagem no Ano Novo. Como ela é ainda menor de idade há necessidade da minha autorização ou do meu marido para poder realizar o transporte aéreo?

Não. O adolescente (12 a 18 anos incompletos) poderá viajar no território nacional desacompanhado, desde que apresente documento de identidade original com fotografia, admitindo-se a apresentação de cópia autenticada, desde que seja possível a identificação do adolescente.(PORTARIA 2324/CGJ/2012 cc Art. 2º, § 4º, I, da Resolução nº 130/2009 da ANAC)

Vale ressaltar que na viagem internacional, o adolescente necessita da autorização dos pais.
(PORTARIA 2324/CGJ/2012 § 1º e 2º).

Quando é alta ou baixa temporada no turismo?

As sazonalidades dependem da data de saída do Brasil e das temporadas de férias em cada país. Em geral, os meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro são meses de alta temporada e, os demais, meses de baixa.

Os períodos de festas de final de ano são considerados altíssima temporada e necessitam de programação com bastante antecedência.

Há variação nas datas exatas de alta e baixa temporada, de ano para ano e de acordo com o destino, bem como situações intermediárias. É recomendado pesquisar estas ocasiões antes de contratar os serviços de turismo, principalmente em relação às viagens.

 

Esqueci meu iPad na poltrona do avião. Só constatei o fato na sala de desembarque. A empresa é responsável em entregar ou ressarcir o valor do aparelho?

Sim, desde que tenha informado à própria empresa aérea, o mais breve possível, o fato, relatando o modelo do aparelho, o número do voo e assento em que estava. Você deve documentar seu relato em documento próprio fornecido pela empresa e guardar uma cópia. É aconselhável que comprove, posteriormente, á empresa, a nota fiscal de seu aparelho. Evite fazer o relato ou qualquer reclamação junto á empresa aérea somente por telefone ou pessoalmente.

A empresa aérea tem responsabilidade em devolver ou restituir o valor do aparelho que foi devidamente comprovado pelo passageiro.

Que procedimentos devem ser adotados, caso ocorra furto ou roubo no acampamento? 

O campista deverá comunicar o fato à administração do camping e solicitar providências. Se necessário, poderá procurar a delegacia de polícia mais próxima e registrar a ocorrência. A empresa de camping deve disponibilizar o livro de reclamação para o cliente formalizar sua reclamação, conforme disposto na Lei Geral do Turismo. (lei 11.771, art 34, III).

Pretendo alugar a casa de um amigo para passar o fim de ano em Búzios e fizemos um acordo verbal. É interessante fazer um contrato? 

É imprescindível formalizar este acordo em um documento próprio.Faça um contrato, contendo tudo o que foi tratado verbalmente, discriminando data de saída, nome e endereço do proprietário, preço e forma de pagamento, local de retirada das chaves, tipo e número de cômodos, garagem, etc. Caso o imóvel seja mobiliado, devem constar neste documento a descrição de seu estado de conservação e a relação de móveis e utensílios disponíveis. Ao final da locação efetue nova vistoria.

 

 

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