Dicas de Viagem

Cheguei no aeroporto para embarcar e o voo havia sido cancelado. Recebi este comunicado somente na hora do embarque. A empresa deveria fornecer essa informação com quanto tempo de antecedência?

Em caso de cancelamento de voo, cabe à empresa transportadora informar ao seu passageiro com, no mínimo, 72 horas de antecedência ao horário previsto de partida Além disso, cabe à companhia informar ao passageiro os motivos que levaram ao descumprimento daquilo originalmente programado. É vedado à empresa contratada deixar de prestar informação ao passageiro que poderá requisitá-la por escrito.

Minha mala foi extraviada durante um voo internacional. Dias depois recebi a mala, mas faltavam vários objetos. A empresa aérea salientou que não tinha qualquer responsabilidade. Essa resposta é procedente?

Não. Você pode reivindicar seus direitos em relação a todas as empresas que tiveram contatos, acesso ou transportaram sua mala. Quem realizou o percurso internacional como também quem transportou sua mala até sua cidade que apresentava sinais de violação. Há uma responsabilidade solidária. Não esqueça de formalizar o fato junto às empresas e faça uma ocorrência policial.

Os seguros de vida e acidentes pessoais internacionais contratados no Brasil aceitam pessoas de qualquer idade? Existem restrições?

Cada empresa de seguro viagem/assistência de viagem tem as suas regras de aceitação por idade conforme as condições gerais do produto.

Especialistas nesta aérea alertam que é preciso saber qual o produto de interesse para saber os limites e as restrições do produto com relação à idade para pagamento do seguro de vida.

Tive que suportar um atraso de mais de 6h e a empresa negou-se a endossar meu bilhete para outras empresas que decolavam para BH durante esse período de espera. Quais seriam meus direitos?

Em situações de atraso no aeroporto de partida superior a 4 horas, a empresa tem obrigação de fornecer as seguintes alternativas aos passageiros:

– Reacomodação em voo próprio ou de terceiro, que proporcione serviço equivalente para o mesmo destino a ser realizado na primeira oportunidade ou em data e horário de conveniência do passageiro;

– Reembolso, no caso de não aceitação pelo passageiro da primeira opção, do valor integral pago pelo bilhete de passagem não utilizado, incluídas as tarifas;

– Conclusão do serviço por outra modalidade de transporte.

Existe alguma vacina necessária para tomar durante o inverno europeu?

Segundo informações da ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) é importante estar em dia com a vacinação de sarampo e gripe.

 

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