Lembrando também que você pode fazer sua reclamação entrando em contato com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para registrar sua queixa. Normalmente, você pode fazer isso através do site oficial da ANTT ou pessoalmente em um dos postos de atendimento. Certifique-se de fornecer detalhes precisos sobre a situação, como data, empresa de transporte e natureza da reclamação. A ANTT pode fornecer orientações sobre como proceder com a reclamação.
Ao realizar compras pela internet, é necessário verificar se o site acessado é seguro. Páginas de internet confiáveis exibem o símbolo de um ‘cadeado’ na barra de endereço, isso significa que suas informações, como senhas e dados de cartão de crédito, tendem a estar seguras
É importante também se certificar que o site tem sede no Brasil e registro no CNPJ. Isso porque, em caso de uma ação judicial, a citação de empresas estrangeiras é extremamente difícil.
2)
Recomendamos que você pesquise preços e compare se vale mais a pena comprar um pacote de viagem ou adquirir separadamente passagem e hospedagem
3)
Desconfie de sites que aceitam pagamento apenas por transferência bancária ou boleto. Isso é um indício de fraude.
O cartão de crédito é a forma mais segura de comprar pela internet, além de possibilitar o parcelamento. Caso for pagar por meio de boleto, confira se os dados do documento são os mesmos da empresa que você está contratando.
4)
Leia com a tenção as regras de compra de cada site. Conferir é permitido troca posterior.
5)
O art. 49 do Código de Defesa do Consumidor prevê que nas compras realizadas pela internet o consumidor pode desistir do negócio no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. Portanto, antes de comprar, pergunte de que forma será realizada a devolução, caso você se arrependa da compra.
6)
Mantenha seu antivírus e firewall sempre atualizados no seu computador e no celular. Nunca insira os dados do seu cartão de crédito em computadores de públicos, ligados em rede ou em celulares de terceiros.
7)
Não é só porque é Black Friday que você é obrigado a comprar. Veja se a viagem cabe no seu orçamento e se não irá desequilibrar suas contas.
8)
Pesquise com antecedência e veja se o desconto anunciado na Black Friday é verdadeiro.
9)
Salve todos os e-mails e faça ‘print’ de todas as conversas realizadas com o fornecedor. Em caso de uma eventual ação judicial, esses documentos servirão como prova.
10)
Caso tenha algum problema com alguma empresa turística registre reclamação na plataforma digital consumidor.gov.br
O Procon de Belo Horizonte divulgou uma cartilha com orientações para evitar que o folião não caia em golpes, durante o carnaval. Todo cuidado é pouco para que a festa seja apenas de diversão.
Acompanhe:
*Evite entregar seu cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento. Opte por fazer isso você mesmo;
*Caso o vendedor necessite pegar seu cartão, cheque se o cartão devolvido é realmente o seu. Você pode personalizar seu cartão com um adesivo para facilitar o seu reconhecimento, por exemplo;
*Não faça pagamentos caso o visor da maquininha esteja danificado ou obstruído;
*Desconfie de erros de leitura por aproximação. Isso é um sinal de que a maquininha do vendedor pode estar contaminada com um vírus;
*Também desconfie se o vendedor afirmar que precisa passar o cartão novamente e verifique se a compra foi debitada na sua conta antes de repetir o pagamento;
*Sempre verifique o valor digitado na maquininha e peça o comprovante de pagamento;
*No caso de pagamentos via QR Code ou Pix, confira o valor e o destinatário do dinheiro antes de finalizar a compra;
*Mantenha seu cartão com tecnologia de aproximação em um local protegido para evitar a leitura por máquinas sem o seu conhecimento;
*Também mantenha seu celular em um local seguro e protegido por senha, assim como o aplicativo do seu banco;
*Se possível, dê preferência para levar e fazer compras com dinheiro físico e sempre confira o troco assim que recebê-lo;
*Em caso de roubo ou perda de celular ou cartão de crédito, comunique imediatamente o seu banco e registre um boletim de ocorrência;
Durante o Carnaval, os postos do Procon PBH estarão fechados e não haverá atendimentos ao público. Os consumidores que se sentirem lesados podem solicitar atendimento mediante agendamento por meio do Portal PBH (https://agendamentoeletronico.pbh.gov.br/), de acordo com a disponibilidade do calendário.
Você sabe o que fazer, para comprovar, quando o seu voo atrasa ou é cancelado?
Muita atenção nessa hora!