Dicas de Viagem

Como fazer reclamações

Lembrando também que você pode fazer sua reclamação entrando em contato com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para registrar sua queixa. Normalmente, você pode fazer isso através do site oficial da ANTT ou pessoalmente em um dos postos de atendimento. Certifique-se de fornecer detalhes precisos sobre a situação, como data, empresa de transporte e natureza da reclamação. A ANTT pode fornecer orientações sobre como proceder com a reclamação.

https://www.instagram.com/p/C0mb2b5OFZh/

Dica de transporte rodoviário

10 dicas para comprar passagens sem sustos na Black Friday

Ao realizar compras pela internet, é necessário verificar se o site acessado é seguro. Páginas de internet confiáveis exibem o símbolo de um ‘cadeado’ na barra de endereço, isso significa que suas informações, como senhas e dados de cartão de crédito, tendem a estar seguras

É importante também se certificar que o site tem sede no Brasil e registro no CNPJ. Isso porque, em caso de uma ação judicial, a citação de empresas estrangeiras é extremamente difícil.

2)
Recomendamos que você pesquise preços e compare se vale mais a pena comprar um pacote de viagem ou adquirir separadamente passagem e hospedagem

3)
Desconfie de sites que aceitam pagamento apenas por transferência bancária ou boleto. Isso é um indício de fraude.

O cartão de crédito é a forma mais segura de comprar pela internet, além de possibilitar o parcelamento. Caso for pagar por meio de boleto, confira se os dados do documento são os mesmos da empresa que você está contratando.

4)
Leia com a tenção as regras de compra de cada site. Conferir é permitido troca posterior.

5)
O art. 49 do Código de Defesa do Consumidor prevê que nas compras realizadas pela internet o consumidor pode desistir do negócio no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. Portanto, antes de comprar, pergunte de que forma será realizada a devolução, caso você se arrependa da compra.

6)
Mantenha seu antivírus e firewall sempre atualizados no seu computador e no celular. Nunca insira os dados do seu cartão de crédito em computadores de públicos, ligados em rede ou em celulares de terceiros.

7)
Não é só porque é Black Friday que você é obrigado a comprar. Veja se a viagem cabe no seu orçamento e se não irá desequilibrar suas contas.

8)
Pesquise com antecedência e veja se o desconto anunciado na Black Friday é verdadeiro.

9)
Salve todos os e-mails e faça ‘print’ de todas as conversas realizadas com o fornecedor. Em caso de uma eventual ação judicial, esses documentos servirão como prova.

10)
Caso tenha algum problema com alguma empresa turística registre reclamação na plataforma digital consumidor.gov.br

Orientações para foliões evitarem golpes durante o Carnaval

O Procon de Belo Horizonte divulgou uma cartilha com orientações para evitar que o folião não caia em golpes, durante o carnaval. Todo cuidado é pouco para que a festa seja apenas de diversão.

Acompanhe:

*Evite entregar seu cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento. Opte por fazer isso você mesmo;

*Caso o vendedor necessite pegar seu cartão, cheque se o cartão devolvido é realmente o seu. Você pode personalizar seu cartão com um adesivo para facilitar o seu reconhecimento, por exemplo;

*Não faça pagamentos caso o visor da maquininha esteja danificado ou obstruído;

*Desconfie de erros de leitura por aproximação. Isso é um sinal de que a maquininha do vendedor pode estar contaminada com um vírus;

*Também desconfie se o vendedor afirmar que precisa passar o cartão novamente e verifique se a compra foi debitada na sua conta antes de repetir o pagamento;

*Sempre verifique o valor digitado na maquininha e peça o comprovante de pagamento;

*No caso de pagamentos via QR Code ou Pix, confira o valor e o destinatário do dinheiro antes de finalizar a compra;

*Mantenha seu cartão com tecnologia de aproximação em um local protegido para evitar a leitura por máquinas sem o seu conhecimento;

*Também mantenha seu celular em um local seguro e protegido por senha, assim como o aplicativo do seu banco;

*Se possível, dê preferência para levar e fazer compras com dinheiro físico e sempre confira o troco assim que recebê-lo;

*Em caso de roubo ou perda de celular ou cartão de crédito, comunique imediatamente o seu banco e registre um boletim de ocorrência;

Durante o Carnaval, os postos do Procon PBH estarão fechados e não haverá atendimentos ao público. Os consumidores que se sentirem lesados podem solicitar atendimento mediante agendamento por meio do Portal PBH (https://agendamentoeletronico.pbh.gov.br/), de acordo com a disponibilidade do calendário.

https://www.instagram.com/p/Coxa1ZquZjY/

Mais uma dica importantíssima da nossa colaboradora @lucianaatheniense

Você sabe o que fazer, para comprovar, quando o seu voo atrasa ou é cancelado?

Muita atenção nessa hora!

https://www.instagram.com/p/CnozaEwB_K1/

 

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