twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

30/08/2012

Dicas de etiqueta a bordo

Com as companhias aéreas oferecendo promoções agressivas e diferentes formas de parcelamento, viajar de avião deixou de ser um acontecimento, e sim um meio de transporte fácil e rápido. Foi-se o tempo em que viajar de avião era coisa chique. Hoje as pessoas encaram as viagens aéreas com mais naturalidade e acabam por esquecer em casa algumas regras de boas maneiras.

Muitas vezes as pessoas ligam a palavra Etiqueta à ostentação e ao luxo. Puro engano. A boa educação, as normas e regras devem ser observadas e cumpridas para vivermos dignamente em sociedade. A etiqueta é importantíssima em todas as classes sociais, no nosso dia a dia.

Atitudes como ser pontual, respeitar o tamanho da bagagem exigido pelas companhias aéreas e ser educado com a tripulação são algumas das atitudes indispensáveis ao viajar de avião.

Confira alguma dicas de etiqueta para que a sua viagem de avião não cause transtornos:

 

:: Respeite o horário de antecedência em sua viagem (uma hora para voos nacionais e duas horas para voos internacionais).

:: Procure levar apenas uma bagagem de mão.

:: É interessante deixar todos os objetos metálicos em uma única bagagem. Assim ela será facilmente conferida pelas autoridades, poupando, inclusive, o tempo de quem está atrás de você.

:: Se for conversar, respeite os demais. Fale baixo.

:: Entre no avião calmamente procurando sua poltrona. Caso encontre alguém sentado, confira com a pessoa a numeração do seu assento. Gentilmente, diga que deve ter havido algum engano e que aquela poltrona está marcada em sua passagem.

:: Quando for deitar sua poltrona, antes dê uma olhada para o passageiro que está atrás de você.

:: Se por acaso você percebeu que um casal ficou separado ou um filho com os pais, não há nada de errado em se oferecer para trocar de poltrona. Será gentil e elegante de sua parte.

:: Modere os movimentos dos braços ao ler jornal e revistas. As pessoas sentadas ao seu lado agradecem.

:: Se for usar qualquer aparelho eletrônico, cuidado com o volume.

:: Nada de ‘gracinhas’ e respeite as orientações passadas pelos comissários de bordo.

:: Algumas pessoas gostam de tirar fotos durante o voo, em especial os adolescentes. Faça isto de modo discreto.

:: Aguarde o avião parar por completo para aí sim, levantar-se e pegar sua bagagem. É desagradável ver as pessoas eufóricas, pegando de qualquer jeito os pertences de mão e atrapalhando os demais e ficando de pé no corredor.

 

Com informações do jornal Zero Hora

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

oito − 6 =

 

Parceiros

Revista Travel 3