twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

20/09/2011

Necessidade de verificação dos documentos obrigatórios para o embarque

Viajar é um momento almejado pelo turista, entretanto muitos deles não procuram verificar, com antecedência, quais os documentos a serem apresentados no ato do embarque e poucos são informados pelas empresas contratantes, de maneira clara, seja em relação à empresa de turismo ou pela própria companhia aérea.

Infelizmente, tornou-se usual nos depararmos, no aeroporto, com viajantes frustrados por não terem conseguido embarcar, justamente pela falta dos documentos exigidos pela legislação.

VOO DOMÉSTICO (NACIONAL): devem ser apresentados os documentos originais (apesar de algumas empresas aceitarem a fotocópia autenticada). Maiores de idade precisam levar consigo a carteira de identidade (RG), expedida pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados ou Distrito federal. O documento deve estar em ótimo estado de conservação e com foto que identifique o portador. Também são válidos os cartões de identidade expedidos pelos ministérios e órgãos subordinados ao Presidente da República; carteiras funcionais (OAB, CREA, CRM, etc), com foto; carteira de motorista, com foto; carteira de trabalho e passaporte. Os estrangeiros devem apresentar o passaporte, o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou as identidades diplomáticas ou consulares

VOO INTERNACIONAL: A apresentação do passaporte é necessária e as carteiras funcionais não são permitidas para a travessia de fronteiras. Verifique com um despachante se o país visitado exige visto de entrada para brasileiros e se há uma validade mínima para o passaporte e/ou vacinação específica. A vacina de febre amarela, por exemplo, que é exigida por alguns países, deve ser tomada com um mínimo de 10 dias antes do embarque e somente serão aceitos os certificados internacionais de vacinação.

Em relação às crianças e aos adolescentes, pais e responsáveis devem ter atenção para verificar quais os procedimentos necessários para as viagens nacionais e/ou internacionais. É recomendável consular os Juizados da Infância e Juventude conforme contato na lista à esquerda.

Não basta planejar uma viagem, mas necessário ter a cautela para verificar, com antecedência, os documentos pessoais que você e sua família deverão portar no ato do embarque. Essas diligências proporcionarão uma viagem tranquila e satisfatória como tanto almejada. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × um =

 

Parceiros

Revista Travel 3