twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

21/05/2016

Passageiro nota 10: saiba como não ser um “mala” em uma viagem de avião

download (2)Você não precisa ser aquela pessoa de quem os comissários vão falar mal ou virar motivo de ódio e piada entre os outros passageiros. Para não ser um “mala” que deixe só lembranças desagradáveis em seus companheiros de voo, reunimos algumas dicas, veja abaixo.

1 Não faça filas no portão, espere ser chamado
O embarque é dividido por classe ou número de poltrona, dependendo da companhia. Isso facilita a entrada das pessoas na aeronave e evita congestionamento nos corredores. Por isso, ficar de pé, em fila, esperando para ser chamado, é dispensável e só causa aglomeração.

2 Não se atrase
Por regra, a aeronave espera até o último minuto pelo passageiro que fez o check-in, mas ainda não se apresentou no portão. Só que não é legal usar isso a seu favor e deixar dezenas de pessoas esperando. A falta de pontualidade dos passageiros também atrasa os procedimentos necessários à decolagem e pode até fazê-lo perder o voo.

3 Leve apenas o que você consegue carregar
Isso é especialmente importante se estiver viajando sozinho. Não leve uma bagagem de mão pesada demais a ponto de não conseguir levantá-la. Caso contrário, terá dificuldade para guardar a mala no compartimento superior e precisará esperar a ajuda de outros passageiros atenciosos. Isso o impedirá de livrar o corredor rapidamente, para que outras pessoas cheguem até os seus assentos.

4 Não monopolize os apoios de braço
Quem senta no corredor ou na janela deve ter atenção e evitar ocupar os dois apoios de braço. Se fizer isso, deixará o passageiro da poltrona do meio completamente desconfortável. O ideal é que o passageiro do corredor utilize apenas o apoio do lado do corredor e o passageiro da janela, apenas o da janela. Dessa forma, quem está no meio ao menos terá dois apoios.

5 Escolha bem a poltrona
Se você é do tipo que vai muito ao banheiro ou faz questão de levantar de hora em hora, escolha a poltrona do corredor: assim, você não precisa esperar o passageiro do lado acordar ou ficar constrangido em incomodá-lo várias vezes durante o voo. Já se tem planos de dormir a viagem toda, é melhor ficar na janela para não ser acordado quando o colega de poltrona quiser circular.

6 Maneire nas bebidas alcoólicas
Dentro do avião, o álcool embriaga mais. Isso porque, na cabine, a quantidade de oxigênio é menor, o que faz com que os órgãos funcionem mais lentamente. Assim, a bebida permanece mais tempo no organismo, o que faz com que seu efeito seja potencializado.

7 Diminua o brilho das telas
Se você deseja trabalhar ou utilizar smartphone, laptop e tablet durante o voo, certifique-se de que o brilho da tela esteja reduzido, para que a pessoa ao seu lado não tenha a sensação de estar sendo iluminada por um holofote.

8 Fale baixo e seja compreensivo
Seu amigo ou parente está sentado lá na outra fileira? Isso não é desculpa para gritar ou falar alto dentro do avião, especialmente quando as luzes da cabine estiverem apagadas. Por outro lado, seja paciente com pais que não conseguem manter seus bebês quietos e não os encare. Para essas situações, tenha sempre na mala um fone de ouvido ou protetor auricular.

9 Espere as portas do avião se abrirem
A cena se repete com frequência. É só o avião aterrissar para que todos se levantem apressadamente, peguem seus pertences e formem filas, esperando o momento de sair. Muitas vezes, a ansiedade é tanta que toda essa movimentação acontece sem que o desatar os cintos seja autorizado. Mas nada disso fará que seu desembarque seja mais rápido. Por isso, tenha calma. O ideal é juntar os seus pertences e permanecer na poltrona até que a saída seja liberada.

Fonte: UOL Viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Parceiros

Revista Travel 3