twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

20/07/2015

Vantagens de realizar o check-in online

download (4)Quem nunca escutou o “tudo na vida tem suas vantagens e desvantagens”? E quando o assunto é viagem, com certeza é possível criar uma lista com algumas dezenas de centenas de pontos positivos e negativos, desde a reserva online, até o embarque de volta à realidade. Em muitos casos, pequenos passos são de extrema importância e têm a responsabilidade de tranquilizar o cliente e economizar o seu tempo em um traslado, muitas vezes, apertado.

No aeroporto, nas estações, nos hotéis e atrações a moda agora é o check-in. Quem nunca, em um balcão de qualquer companhia aérea, foi indagado com a seguinte frase: “já fez o check-in, senhor?”. O processo de check-in já faz parte da rotina de qualquer viajante, seja no balcão ou através dos sites das empresas, o que, de certa forma, incrementa a segurança, tanto da aérea, quanto do próprio passageiro.

Ao voltar às “vantagens e desvantagens”, quando o check-in online foi criado, até que demorou para entrar no gosto do público. A fila do “baggage drop” ficava vazia, enquanto o acúmulo de passageiros nos balcões de check-in ultrapassava os limites estabelecidos pelos belt stanchions. O tempo passou, os costumes mudaram e hoje o check-in online é mais do que uma realidade.

Ou não é bom chegar apenas 45 minutos antes do voo e se dirigir ao portão de embarque? Agradeça à parceria formada entre as empresas de tecnologia da informação e as companhias aéreas. Em outras palavras, agradeça a criação do check-in online, dos totens e dos aplicativos capazes de armazenarem os “boarding pass” em seus respectivos smartphones. É por causa deles que sua vida nos aeroportos ficou mais fácil ou um pouco menos difícil.

É por causa desse fruto tecnológico que o M&E resolveu listar cinco vantagens de realizar o check-inonline, seja em aeroportos ou estações de trens e metrô ao redor do planeta. Confira e uma ótima viagem:

ECONOMIA DE TEMPO
Se 24h é pouco para um dia, imagina para quem viaja frequentemente?! E para aqueles que precisam lidar com fuso horário e seus furtos de tempo?! É por isso que a principal vantagem do check-in online é a economia de tempo. Esqueça as filas de check-in e pule as etapas que mais trazem dor de cabeça ao viajante. Caso não tenha mala para despachar, fique tranquilo e marque a saída para o aeroporto para, pelo menos, uma hora depois. Ao chegar, dirija-se ao portão de embarque e aguarde a chamada do voo. Caso tenha mala para despachar, se encaminhe para a fila exclusiva para este fim, que muitas vezes está vazia em comparação a fila do check-in.

FUGA DE FILAS
“O brasileiro adora uma fila”! Sim, tem razão, nós amamos fila, mas temos nossos motivos. Os estrangeiros não conhecem a educação do povo brasileiro. Aqueles que vêm de fora e nos olham assustados, já percebem que se tem pelo menos dois esperando, uma fila já é formada. A fila é a maneira que o brasileiro encontrou para minimizar a ação dos espertinhos, que chegam por último mas querem ser o primeiro. É, também, para evitar este estresse indiano, que ocheck-in online é considerado uma vantagem. Com isso, é só se dirigir a sala de embarque e esperar o horário do voo, muitas vezes, em uma outra fila formada cerca de 20 minutos antes do “Embarque imediato”.

ESCOLHA DO ASSENTO
Liberdade de escolha e liberdade para as pernas. Esses são os principais pontos que levam a escolha do assento a ser uma vantagem considerável na realização do check-in online. Em uma ponte aérea de 45 minutos, entre Rio e São Paulo, por exemplo, pode até não fazer tanto sentido, mas em uma viagem longa, com mais de três horas, a escolha do assento torna-se extremamente vantajosa. No site, é normal vermos a configuração da aeronave, quais assentos estão livres, quais estão ocupados e onde ficam as saídas de emergência. Corredor ou janela? Vai de cada um, mas chegar ao balcão e implorar um assento no corredor?! Não mais! Agora, a escolha é nossa.

BALCÃO PRÓPRIO PARA DESPACHO DE BAGAGENS
“Onde é o check-in de tal companhia aérea?”. Pergunta que qualquer segurança de aeroporto com certeza já respondeu. Entre malas, bolsas, câmeras, smartphones e documentos, o viajante se dirige ao balcão da empresa que, por muitas vezes, já está lotado. Mas se o check-in já foi feito na web?! É hora de sentir um privilegiado ao se dirigir a fila exclusiva para despacho de bagagens. É quase como entrar numa fila de executiva e ver aquela econômica lotaada! Queixo pro alto e boa viagem!

BACKUP DE PREVENÇÃO
Só em casa é possível imprimir 10 bilhetes de embarque e ainda passar uma cópia pro telefone. Embora a atitude não seja das mais sustentáveis, para os mais enrolados pode ser uma saída. É um bilhete no bolso, outro na bolsa, outro entre os documentos e um de standby no e-mail. No caso do despacho de bagagem, acabe exigindo um novo bilhete para utiliza-lo apenas como identificador de malas. É no documento que, na maioria das vezes, um tag é colado atrás como forma de provar que sua bagagem foi despachada (atenção com este documento!).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × cinco =

 

Parceiros

Revista Travel 3