twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

14/04/2015

Vistos de viagem e suas precauções

images (2)A viagem internacional deve ser planejada com cautela pelo viajante. Após ter elaborado o roteiro que deseja usufruir e emitido o passaporte é recomendado que o turista se certificasse, junto à Embaixada ou ao Consulado do país de destino, sobre quais seriam os requisitos de entrada no país.

Possuir o visto de entrada ou estar dispensado do visto não dá direito à entrada automática no país escolhido para o passeio. A decisão final sobre sua entrada somente é dada no ponto de entrada pela autoridade de imigração. É decisão soberana de todo país aceitar ou não a entrada de cada estrangeiro no seu território. A desconfiança sobre os reais motivos da ida ao país é motivo suficiente para não permitir a entrada do estrangeiro

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, não é permitido ao brasileiro, que queira trabalhar ou estudar no país de destino, viajar com o visto de turista. Neste caso, o passageiro poderá ser preso ou até mesmo deportado.

Desconfie de intermediários que prometem levar você a algum país sem os documentos exigidos. Trata-se de imigração ilegal e você poderá acabar preso naquele país.

Recomenda-se que o turista sempre tenha em mãos os endereços e telefones das Embaixadas e Consulados brasileiros no país de destino. Em caso de dificuldade, deve contatá-las.

O “Portal Consular”, vinculado ao site do Ministério das Relações Exteriores, fornece algumas dicas para os viajantes:

– Providencie seu passaporte com pelo menos um mês de antecedência.
– Verifique o prazo de validade do passaporte e dos vistos.
– Ao receber passagens, confira os dados e serviços solicitados.
– Leve sempre uma cópia de seu passaporte.
– Leve carteira de motorista internacional: mesmo que não pretenda alugar carro, você pode precisar dela.
– Alguns países exigem vacina contra febre amarela. Verifique, no Brasil, essa e outras possíveis exigências junto à representação do país estrangeiro que você irá visitar.

Mais informações acesse: http://www.portalconsular.mre.gov.br/antes-de-viajar-1/orientacoes-gerais-para-quem-vai-viajar-ao-exterior/?searchterm=visto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

7 + dezessete =

 

Parceiros

Revista Travel 3