twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Artigos

21/03/2020

Pandemia de coronavírus impede brasileiros de voltar para casa

Viajando Direito – Coronavírus

Diz um antigo ditado que um dos melhores prazeres da viagem é o retorno. Porém, vários brasileiros estão privados desse deleite, em razão da pandemia de coronavírus.

Muitos são os viajantes que deixaram o Brasil estão impedidos de retornar, por causa de medidas como o fechamento de fronteiras, escassez de passagens e outras ações para tentar conter a disseminação do Covid-19.

Nessa situação, brasileiros têm lidado com diversos percalços, como o risco de contaminação, a falta de dinheiro e as incertezas causadas pela pandemia.

Segundo reportagem publicada pelo jornal Estado de Minas, há, aproximadamente 60 brasileiros retidos em Lisboa. A maioria chegou à Europa a passeio, no início do mês e, diante do fechamento de quase todos os aeroportos europeus, não conseguem voltar para casa.

Alguns desses viajantes chegaram pedir ajuda do Consulado-Geral do Brasil em Portugal, contudo receberam a assustadora resposta de que o órgão irá se envolver apenas em questões relacionadas à transferência de corpos para o Brasil ou em ocorrências de perda de documentos.

No site da embaixada brasileira em Lisboa, foi divulgado um comunicado, informando que o órgão trabalha com o governo português para “construir soluções que atendam aos brasileiros em necessidade (…) Pede-se a compreensão da comunidade quanto à gravidade da situação, que em muito ultrapassa a capacidade humana e material dos postos em reagir nos prazos e condições habituais”.

Quem consegue encontrar uma passagem de volta para casa tem se deparado com preços exorbitantes, de até R$14 mil.

Na América do sul também há casos de brasileiros impedidos de voltar para casa. Países como Equador e Peru seguem com as fronteiras fechadas.

Nessa sexta-feira, o governo anunciou que um avião irá partir de São Paulo com destino ao Peru para buscar brasileiros isolados. Além de Portugal, o Ministério das Relações Exteriores já recebeu dezenas de pedidos de ajuda vindos de Marrocos, Peru, Chile, Argentina e Republica Dominicana.

Segundo o Itamaraty, com o apoio de consulados e embaixadas, a prioridade é coordenar com governos e companhias aéreas o retorno ao Brasil dos viajantes brasileiros buscando dar toda a assistência possível em cada caso. De acordo com o órgão, nenhuma representação diplomática brasileira está fechada, apenas adaptaram o regime de trabalho, com horários especiais de atendimento ou teletrabalho em países assolados pelo coronavírus.

Siga o VIAJANDO DIREITO nas redes sociais e fique atento às nossas próximas publicações sobre os efeitos do Coronavírus!

Instagram: @DireitoViajando

Facebook.com/ViajandoDireito

Twitter: @ViajandoDireito

View this post on Instagram

PANDEMIA DE CORONAVÍRUS IMPEDE BRASILEIROS DE VOLTAR PARA CASA . ✈Diz um antigo ditado que um dos melhores prazeres da viagem é o retorno. Porém, vários brasileiros estão privados desse deleite, em razão da #pandemia de #coronavírus. . ✈Muitos são os viajantes que deixaram o #Brasil estão impedidos de retornar, por causa de medidas como o fechamento de fronteiras, escassez de passagens e outras ações para tentar conter a disseminação do #Covid19. . ✈Nessa situação, brasileiros têm lidado com diversos percalços, como o risco de contaminação, a falta de dinheiro e as incertezas causadas pela pandemia. . ✈Segundo reportagem publicada pelo jornal @EstadodeMinas, há, aproximadamente 60 brasileiros retidos em #Lisboa. A maioria chegou à #Europa a turismo, no início do mês e, diante do fechamento de quase todos os aeroportos europeus, não conseguem voltar para casa. . ✈Quem consegue encontrar uma passagem de volta para casa tem se deparado com preços exorbitantes, de até R$14 mil. . ✈Na América do sul também há casos de brasileiros impedidos de voltar para casa. Países como Equador e Peru seguem com as fronteiras fechadas. . ✈Nesta sexta-feira, o governo anunciou que um avião irá partir de São Paulo com destino ao Peru para buscar brasileiros isolados. Além de Portugal, o Ministério das Relações Exteriores já recebeu dezenas de pedidos de ajuda vindos de #Marrocos, #Peru, #Chile, #Argentina e #RepublicaDominicana. . ✈Segundo o @itamaratygovbr, com o apoio de consulados e embaixadas, a prioridade é coordenar com governos e companhias aéreas o retorno ao Brasil dos viajantes brasileiros buscando dar toda a assistência possível em cada caso. . Acesse ViajandoDireito.com.br e saiba mais! ➡Instagram: @DireitoViajando ➡ facebook.com/viajandodireito/ ➡ twitter.com/viajandodireito

A post shared by Viajando Direito (@direitoviajando) on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − dezessete =

 

Parceiros

Revista Travel 3