twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Artigos

17/10/2020

Parque do Rola-Moça começa revitalização para atrair turistas

Parque Estadual da Serra do Rola-Moça (Foto: Tiago Degaspari/Wikimedia Commons)

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está renovando sua estrutura de sinalização e placas para tentar atrair turistas durante a pandemia de COVID-19.

Nesta sexta o Mirante dos Planetas recebeu nova sinalização, para substituir placas que haviam sido depredadas por visitantes. No início do ano, outras 198 placas dentro da unidade de conservação.

Segundo a administração do parque há projetos para atrair mais turistas. Mas antes é necessário melhorar a estrutura, para que as trilhas se tornem “autoguiadas”. Para o próximo, a intenção dos administradores é revisar as placas das rodovias que dá acesso ao parque.

Ainda de acordo com os diretores do parque, a pretensão é usar sinalização educativa, para receber o visitante com informações sobre a história do local e possibilidade de autolocalização com base na sinalização.

O Parque do Rola-Moça é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Prevenção a incêndios

O parque conta com sistema de videomonitoramento com câmeras que, além de levar mais segurança aos visitantes, ajuda no controle das queimadas. São câmeras com visão normal e térmicas que alertam os cerca de 36 brigadistas em caso de incêndio.

A unidade de conservação possui uma área total de 4006,51 hectares. Neste ano, 13 hectares foram queimados. Segundo a administração, é um “número baixo” se comparado aos focos de incêndio ocorridos em volta do parque.

A média do tempo de resposta entre o início das chamas e o início do combate é de 10 minutos. Já a média de tempo entre começar o combate e debelar um incêndio está em 30 minutos.

Para combater eventuais chamas, há brigadistas e outros apoiadores no entorno. Além do trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Siga o VIAJANDO DIREITO nas redes sociais e fique por dentro dos seus direitos e deveres!

Instagram: @DireitoViajando

Facebook.com/ViajandoDireito

Twitter: @ViajandoDireito

Fonte: Estado de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =

 

Parceiros

Revista Travel 3