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Decisões Judiciais

13/06/2014

Spa ameaça ir à Justiça contra cliente por comentário negativo em site

Um spa de Petrópolis, no Rio de Janeiro, enviou uma carta a uma cliente ameaçando-a com um processo judicial caso ela não retire do ar um comentário que escreveu sobre o estabelecimento no site de viagens TripAdvisor.

A engenheira civil Flavia Carvalho, de 32 anos, esteve no spa Grand Village com amigas no feriado de Semana Santa deste ano. No comentário publicado no site, intitulado “Bom custo benefício”, ela afirma que o spa oferece muitas atividades e tem quartos limpos, mas reclama de alguns funcionários, da quantidade de comida servida e da qualidade das massagens.

Na última sexta-feira (6), ela recebeu uma carta do estabelecimento solicitando que ela retire do ar os comentários “que atribuem reputação negativa à empresa” em no máximo cinco dias.

Segundo o documento, caso o comentário permaneça publicado a empresa ingressará com uma ação judicial de “ressarcimento dos danos morais sofridos e por difamação”.

“Achei um absurdo. Não vou retirar o comentário, pode me processar”, diz Flavia, que postou a carta no seu perfil do Facebook – o post havia tido mais de 4.300 compartilhamentos até a manhã desta terça-feira (10).

Ela conta que já havia avaliado diversos hotéis e spas no TripAdvisor e em outros sites de viagem e que isso nunca ocorreu antes. “Eu coloco sempre o que eu gosto e o que eu não gosto de cada lugar. Inclusive reclamei pessoalmente de algumas coisas com o sócio enquanto estava lá. Ele parecia gente boa, pronto para resolver os problemas, mas aí recebi essa carta assinada por ele”, afirma.

Segundo Flavia, uma das amigas que a acompanhou na viagem é advogada e vai entrar com uma ação contra a empresa por constrangimento e danos morais. Ela diz que vai continuar avaliando os estabelecimentos onde se hospeda. “Vou continuar fazendo como sempre fiz, e acho que todo mundo deveria fazer. É assim que a gente consegue escolher os lugares para onde a gente vai. Eu também sempre uso os comentários de outras pessoas quando viajo”, afirma.

Em declaração enviada por sua assessoria de imprensa, o TripAdvisor afirma que o episódio já está sendo investigado e que o site não exclui nenhuma avaliação postada, a não ser que seja identificada como fraude. “O TripAdvisor reprova absolutamente ameaças a usuários, e eles devem nos contatar caso isso ocorra”, diz a nota.

Segundo a mensagem, proprietários de estabelecimentos que acharem que os comentários não são condizentes com a realidade podem denunciar a avaliação aos administradores do site. O texto diz ainda que raramente acontece de um dono de hotel ameaçar um avaliador, mas quando a empresa é informada desse tipo de problema, pode penalizar ou banir o estabelecimento da comunidade.

Fonte: G1

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