É frustrante quando algo dá errado nas tão sonhadas férias, mesmo que se trate de um pequeno detalhe. Por isso vale a pena ficar de olho nos seus direitos ao comprar um pacote. É importante tomar alguns cuidados especiais, que o ajudarão a se livrar de problemas.
- Confira se a operadora ou agência tem cadastro na Embratur ou é membro da Abav
- Converse com amigos e parentes que já tenham utilizado os serviço da agência, da operadora ou do hotel
- Compare os preços entre as agências não só para descatar aqueles produtos muito caros, mas também para desconfiar daqueles muito baratos
- O texto deve conter todos os serviços e não pode haver espaços em branco. Deve-se também verificar a existência de seguro e, nesse caso, ele deve estar especificado no termo de compromisso. O seguro pode ser contratado pela agência ou por uma corretora.
- Leia todas as letras miúdas do contrato antes de assiná-lo para depois não ter surpresas desagradáveis
- Por segurança, leve uma cópia do contrato na viagem
- Guarde as propagandas (recortes de jornais, revistas, “prints” de sites, etc.), pois caso o prometido não seja cumprido elas também podem ser usadas na hora que for reivindicar seus direitos.
- Antes de viajar exija as confirmações de reserva, passagem e demais serviços por escrito, conferindo informações de check-in, check-out e taxas antes da viagem.
- Seja pontual, pois não vai ser reembolsado se perder o voo ou o navio por causa de atrasos
- Em caso de cancelamento da viagem, se a iniciativa for por parte da agência, ela deve restituir o valor pago, prejuízos financeiros e possíveis danos.