A partir desta semana, muito motoristas utilizarão seus veículos para realizar viagens e o Viajando Direito deseja alertá-los para que possam evitar problemas com a fiscalização realizada nas vias e, principalmente, para manter a segurança durante a viagem rodoviária:
– Verifique com antecedência se seu veiculo possui os equipamentos obrigatórios e se estão em perfeito estado de utilização: extintor de incêndio, o triângulo de sinalização, o sistema de iluminação externa, o cinto de segurança para todos os passageiros e o estado dos pneus, inclusive do estepe.
– Não se esqueça de verificar os itens de segurança do automóvel, inclusive o nível do óleo, o sistema de freios, o combustível e a água no motor, para evitar problemas mecânicos durante a viagem.
– A capacidade de lotação de passageiros do veículo também merece atenção. O documento de licenciamento do veículo determina a capacidade máxima de lotação.
– Crianças menores de dez anos também têm regulamentada a forma correta de serem transportadas. Segundo a Resolução 15/98 do Contran, elas devem transitar exclusivamente nos bancos traseiros. A exceção acontece para veículo que possui apenas bancos dianteiros.
Vale, ainda, algumas dicas de sites para você saber, com antecedência, como estão as estradas por onde deseja trafegar:
Conferir a situação dos trechos rodoviários federais sob a responsabilidade do DNIT (Departamento Nacional de |Infraestrutura de Transporte): http://www1.dnit.gov.br/rodovias/condicoes/index.htm