Em tempos de dólar alto, qualquer economia na conversão é válida. Com o dólar turismo na casa dos 2,80 reais é essencial comparar diferentes bancos e casas de câmbio independentes para verificar qual oferece as condições mais vantajosas.
E o Banco Central pode ajudar na tarefa. No site da instituição, a ferramenta Ranking do VET mostra as instituições de câmbio que praticam o Valor Efetivo Total (VET) mais vantajoso, tanto para dólares quanto para outras moedas.
O VET inclui não apenas o custo da moeda estrangeira, mas as tarifas e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Os dados mais recentes do ranking do VET são referentes a outubro e os valores praticados pelas instituições hoje podem ser diferentes daqueles praticados no mês de referência.
Mas, ainda que haja uma defasagem nos dados, é possível observar quais casas cobravam os menores valores em meses anteriores para filtrar as instituições nas quais vale a pena cotar os valores atuais, excluindo aquelas que costumam praticar preços mais altos.
Em outubro, a instituição que ofereceu o dólar americano em espécie pelo menor custo foi o BTG Pactual, que cobrou 2,46 reais por dólar, ou 7.399,50 reais por 3 mil dólares. Já a mais cara – o Banco Safra-, cobrou 2,62 reais por dólar em espécie, ou 7.888 reais por 3 mil dólares.
Os valores para cartão pré-pago variam em relação aos valores cobrados para dinheiro em espécie, uma vez que na compra pelo cartão incide o IOF de 6,38% e na compra em espécie a alíquota do imposto cai para 0,38% (veja 10 dicas para comprar dólares).
Também em outubro, na instituição mais barata, a AGK, o VET cobrado para carregar o cartão com dólares americanos foi de 2,517 reais para cada dólar, ou 7.546,20 reais para 3 mil dólares. Na instituição mais cara, a Conecta, o VET foi de 2,90 reais para cada dólar, ou 8.702 reais para 3 mil dólares.
Veja a seguir as tabelas com os rankings completos das dez instituições com VET mais barato e das dez instituições com o VET mais caro, tanto para compra de dólar em espécie, quanto em cartão pré-pago.
Ranking das instituições mais baratas para compra de dólar em espécie:
Ranking das instituições mais caras para compra de dólar em espécie (da mais cara para a menos cara):
Ranking das instituições mais baratas para compra de dólar em cartão pré-pago:
Ranking das instituições mais caras para compra de dólar em cartão pré-pago (da mais cara para a menos cara):
Fonte: Exame