Os aeroportos brasileiros que tiveram obras entregues até o início da Copa do Mundo melhoraram na percepção dos passageiros. É o que mostra a pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) entre os meses de abril e junho deste ano em 15 terminais.
A média nacional registrada em junho foi a maior desde a primeira edição da pesquisa. A avaliação foi de 3,9, em uma escala de 1 a 5. Os aeroportos de Congonhas, Porto Alegre, Galeão e Brasília subiram três colocações em relação ao segundo trimestre de 2013. Confins, Guarulhos e Viracopos registraram as maiores quedas no comparativo.
O aeroporto de Curitiba liderou o ranking com 4,1 pontos e Guarulhos foi o terminal com menor nota: 3,09. A média nacional no trimestre ficou em 3,82.
“Essa pesquisa reflete o que os passageiros vivem quando se deslocam de avião pelo país. Com esses dados, podemos exigir que cada aeroporto trace um plano de gestão para melhorar os quesitos mais criticados pela população. Já fizemos isso com o aeroporto de Manaus. Percebemos, por meio dessa pesquisa, que as filas da Receita Federal estavam acima do razoável. Nos reunimos com eles e o problema foi resolvido. A ideia é sempre prestar um serviço digno à população”, explicou o ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco.
A pesquisa ouviu 15.856 pessoas e avaliou quesitos relacionados a acesso, check in, migração, infraestrutura e aduana. Os procedimentos de embarque, emigração, segurança, informação e cordialidade dos funcionários estão entre os quesitos mais bem avaliados pelos entrevistados. O custo da alimentação, do estacionamento e de produtos comerciais e a qualidade do wifi foram os principais alvos de crítica por parte dos passageiros.
O aeroporto de Brasília passou da 11ª para a 8ª colocação no ranking após ter inaugurado dois piers de embarque e desembarque e reformado o terminal de passageiros. O valor dos itens comerciais e o conforto no embarque foram os pontos fortes do aeroporto, segundo os viajantes.
Congonhas, Porto Alegre e Galeão também receberam avaliações melhores em relação ao ano passado. Congonhas ganhou novos guichês de check in e novo layout da sala de embarque; em Porto Alegre, o Terminal 1 foi reformado e o pátio e as pistas de táxi foram ampliados; e, no Galeão, os terminais 1 e 2 foram reformados. As obras, feitas pela Infraero, somaram cerca de R$ 500 milhões.
Apesar de ter passado por obras estruturais recentemente, o aeroporto de Guarulhos, administrado pela GRU Airport, caiu de 12º para 14º lugar no ranking. “As melhorias feitas até agora se restringiram ao Terminal 3, que é internacional. Quando o restante do aeroporto for modernizado, a tendência é que a avaliação dos passageiros também melhore”, disse Moreira Franco.
Confins também caiu de posição do 3º para o 7º lugar. “Provavelmente, a percepção do passageiro foi influenciada pelas obras e isso o fez cair de posição, uma vez que os itens mais criticados foram conforto e barulho no terminal”, explicou o secretário executivo da Sac, Guilherme Ramalho. Concedido à iniciativa privada, Viracopos também caiu no conceito dos passageiros. O motivo, acredita Guilherme, é o mesmo de Confins. A tendência é que, com as obras prontas, os passageiros melhorem a avaliação do aeroporto.
O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), inaugurado em junho de 2014, fez parte da pesquisa pela primeira vez e só foi avaliado pelo período de um mês, não sendo possível fazer comparativo com anos anteriores. No período em que foi avaliado, o aeroporto recebeu 4,2.
A pesquisa traçou também um perfil do passageiro que passou pelos aeroportos. Dos 15.856 entrevistados, 66% viajaram dentro do Brasil e 34% para o exterior. Segundo o levantamento, 63% viajaram a lazer e 31% a negócios. A maioria dos passageiros tinha entre 26 e 45 anos. Pouco mais de nove mil pessoas estavam se deslocando sozinhas e cerca de quatro mil acompanhados de apenas uma pessoa.
Fonte: Portal da Copa