O pior aconteceu e sua mala foi extraviada, violada ou furtada. Apesar de ser um problema mais comum de quem viaja de avião, isso também pode ocorrer em viagens rodoviárias do Brasil . Muitas vezes o problema pode ocorrer por falha da empresa prestadora do serviço, mas também por enganos e descuidos ou até mesmo furtos. É bastante comum que, por algum destes motivos, sua bagagem possa ter parado nas mãos de outra pessoa ou em outro bagageiro de ônibus, especialmente em dias de grande movimento nas rodoviárias.
A melhor atitude a tomar quando se está preparando uma viagem é se precaver para evitar problemas futuros. Existem algumas precauções e cuidados que podem ser tomados para evitar que você perca ou tenha sua bagagem furtada. Confira algumas dicas:
Retire qualquer etiqueta antiga das suas malas, referentes a viagens anteriores, que podem se confundir com as novas etiquetas afixadas para a nova viagem.
Faça uma tag com seus dados como nome completo, e-mail, endereço, telefone de contato dispostos de forma legível. Coloque também alguma identificação dentro da sua mala, caso a etiqueta externa se perca ou seja arrancada.
Observe também se a etiqueta adesiva afixada na hora de subir no ônibus foi corretamente aplicada. O motorista ou funcionário responsável entrega para você uma cópia, que deverá ser mantida durante todo o percurso e devolvida ao final da viagem para retirar os seus pertences do bagageiro. Observe se as informações estão corretas e conferem com o trajeto e horário da sua viagem.
Use sempre algum recurso para diferenciar suas malas de outras iguais ou parecidas. Pode ser uma fita colorida, um lenço ou adesivos. Na hora de comprar uma nova, modelos mais diferentes podem não ser muito discretos, mas podem não ser alvo de possíveis ladrões, pois malas diferentes chamam mais a atenção.
Utilize sempre cadeados ou travas de segurança para fechar suas malas. Bagagens com esse tipo de proteção são mais difíceis de serem roubadas.
Preste sempre atenção nas suas malas, e não descuide da bagagem em áreas públicas comuns como praça de alimentação, setores de espera ou banheiros.
Chegue sempre mais cedo que o horário de embarque, para evitar maiores filas e confusão na rodoviária.
Sempre leve uma muda de roupas, documentos, dinheiros e outros itens de valor importantes na sua bolsa de mão, e a mantenha sempre com você durante toda a viagem.
Na hora de pegar sua bagagem, ao final da viagem, realize uma pequena inspeção, para garantir que a mala não foi violada nem sofreu nenhuma avaria. Algumas pessoas recomendam até a mala seja fotografada por dentro e por fora, antes da viagem, o que pode ajudar na identificação da bagagem extraviada e servir como prova para garantir uma indenização justa se for necessário.
O que fazer se for notado o furto, violação ou extravio? Comunique imediatamente à empresa ou ao responsável, que deverá preencher um relatório. Se não for possível, o passageiro possui um prazo de até 24 horas para registrar a reclamação junto à empresa. No site da NetViagem é possível encontrar informações, endereços e telefones das rodoviárias mais importantes do Brasil.
Para registrar a reclamação, é preciso ter em mãos informações como o número da passagem, número do comprovante de devolução da bagagem, descrição da mala, do conteúdo e de eventuais danos, além da linha, trajeto, data, hora e local do ocorrido. As empresas são obrigadas a indenizar os clientes em até quinze dias, contados a partir da data de reclamação. Antes da viagem, é possível contratar um seguro adicional para a bagagem, com uma cobertura maior.
Fonte: R7