Mesmo com a situação econômica do país ainda frágil, a intenção dos brasileiros em viajar nos próximos seis meses obteve o maior porcentual do ano (24,3%), segundo o estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, divulgado no início de outubro pelo Ministério do Turismo.
Segundo o estudo, 80,23% dos viajantes pretendem conhecer mais o Brasil, enquanto apenas 17,8% vão carimbar o passaporte para outros países.
Planeje sua viagem para curtir melhor a temporada
Para muitos brasileiros, são dias de descanso, com férias coletivas, férias escolares e os preparativos para o carnaval. Por essas mesmas razões é que, neste período, encontramos os aeroportos lotados, filas enormes para o check-in, esperas nas atrações turísticas, além de problemas inesperados quando planejamos mal a viagem.
Para a advogada Luciana Atheniense, especialista em direito do turismo e do consumidor, pesquisar é a palavra de ordem na hora de escolher os destinos, a agência de turismo, hotéis, transporte aéreo e terrestre, passeios e festas na temporada.
A advogada também alerta para as compras online. “Nessa época do ano proliferam e-mails de ofertas tentadoras. O ideal é ter cautela e conferir com órgãos competentes a idoneidade da empresa. Ler tudo antes de fechar o negócio e salvar as páginas na internet que descrevem o produto ou serviço adquirido e e-mails de negociação. Ainda, deve-se entrar nos sites do hotel contratado para comparar se a infraestrutura oferecida pelo pacote é compatível à realidade”, diz a advogada.
Todas as dicas em um só clique
Para os que já estão planejando a viagem ou preparando a mala, vale a pena visitar o portal Viajando Direito (www.viajandodireito.com.br).
A página tem informações úteis para o turista/consumidor sobre os seus direitos e deveres em relação aos serviços contratados, sejam sobre transporte aéreo, terrestre, hospedagem, locação de veículos, agências de turismo, e outros.
São publicadas também notícias diárias, nacionais e internacionais, decisões judiciais, dicas de viagens, artigos, legislação brasileira, além de temas referentes aos prestadores de serviços turísticos.