twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

11/07/2013

Cuidados que você deve tomar antes de contratar serviços de agência de viagem

Serviços oferecidos por agências de viagem oferecem algumas vantagens aos turistas que não querem se preocupar com transporte aéreo, passeios e hospedagem. Porém, o que deveria trazer tranquilidade pode se tornar um problema, caso o viajante não tome cuidados necessários antes de contratar os serviços de agências de viagem.

De acordo com o Ministério do Turismo, o primeiro passo é checar se a empresa consta no Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas do órgão. “O Cadastur reúne os prestadores de serviços turísticos que estejam legalmente em operação.”

Veja a seguir outras dicas para não errar e aproveitar sua viagem sem dores de cabeça: 

1. Opções de passeio turístico: o passageiro pode conferir com a agência escolhida se serão oferecidas opções de passeio turístico durante a viagem. Ainda é preciso verificar se os serviços serão cobrados à parte ou se estão incluídos no pacote turístico.

2. Confirmação de reserva: o consumidor também deve pedir com antecedência o documento de confirmação de reserva do hotel, a nota de débito ou recibo da fatura da hospedagem, a marcação de assentos antecipada, o roteiro e a programação da viagem.

3. Cadastur: no caso de transporte interestadual ou internacional, seja frota própria da agência ou terceirizada, tanto a agência de turismo, quanto a transportadora, devem ter registros no Cadastur e na Agência Nacional de Transportes Terrestres.

4. Cancelamento sem autorização: caso a agência de turismo faça o cancelamento do serviço ou do pacote turístico, sem autorização do cliente, o mesmo poderá acionar o Procon, órgão de defesa do consumidor de seu estado, uma vez que se trata de infração do Código de Defesa do Consumidor.

Fonte: UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete − 6 =

 

Parceiros

Revista Travel 3