São comuns os relatos de passageiros que tiveram suas malas violadas em voos nacionais e internacionais nos aeroportos brasileiros.
A sua mala, quando devidamente etiquetada e despachada pela companhia aérea, passa a ser de responsabilidade da empresa, que responde por quaisquer danos sofridos durante o percurso aéreo.
Seguem algumas dicas para que este lamentável episódio não aconteça com você e sua família.
1. Personalize a mala com fitas coloridas e adesivos, para facilitar sua identificação, além de etiquetas com identificação pessoal (nome, endereço e telefone). Dessa forma, as chances de alguém levá-la por engano são menores.
2. Coloque os itens mais valiosos no fundo da mala. Com poucos minutos para fazer o assalto, os bandidos tendem a pegar o que está no topo ou nos bolsos.
3. Se for necessário despachar equipamentos ou produtos eletrônicos de valor, vale a pena tirar fotos dos produtos que está carregando. Isto poderá ajudar a comprovar o valor da sua bagagem, caso seja necessário acionar o seguro ou entrar com uma ação judicial. Não se esqueça também de guardar as notas fiscais dos produtos adquiridos na viagem.
4. É possível declarar à empresa aérea os itens contidos na mala despachada, com os respectivos valores, ainda no check-in. O atendente deve ficar com uma cópia da lista e entregar outra assinada ao passageiro. Nesse caso, a empresa aérea poderá verificar o conteúdo listado e cobrar um adicional sobre o valor declarado.
5. Para não despertar a atenção dos bandidos, tire os produtos comprados da caixa e arranque a etiqueta. Os presentes para a família e os amigos também devem ser levados sem embalagem.
6. Não coloque objetos de valor, como jóias, dinheiro e cartões de crédito, na mala que será despachada. Eles devem ser transportados na mala de mão. O mesmo vale para produtos eletrônicos, como máquinas fotográficas, laptops e celulares, produtos bastante visados pelos bandidos. Outros itens que costumam ser alvo dos meliantes são brinquedos, bolsas e perfumes importados.
7. Se for possível, opte por voos diretos. Quanto maior o número de conexões, maiores são as chances de sua mala se perder pelo caminho.
8. Não descuide da mala deixando-a sozinha, nem mesmo enquanto estiver no café, na livraria ou no banheiro.
9. Chegue ao aeroporto no horário recomendado. Check-ins nos últimos minutos aumentam a chance de alguma confusão e de a mala ser enviada para outro destino.
10. Antes de despachar, verifique se sua mala foi identificada para o destino correto pela atendente da companhia aérea.
11. Caso você constate que sua mala foi violada no momento em que você abre-a em sua casa ou hotel, imediatamente faça um comunicado por escrito junto à empresa aérea, relatando o ocorrido, seja por mensagem eletrônica/ fax ou carta registrada.
12. Vá à delegacia mais próxima e solicite a lavratura de uma ocorrência policial (BO) Boletim de ocorrência, com a data, voo, número do ticket da mala e a relação de todos os objetos que foram furtados e, caso seja possível, com seus respectivos valores.
Olá! Excelentes dicas, parabéns!
De tanto viajar e arrumar malas, resolvi ciar um vídeo sobre como criar malas compactas e leves, sem correr o risco de ser extraviada.
O link é este e pode ajudar seus leitores:
http://www.youtube.com/watch?v=i_zmrWKRXGI
Cristina Marinho