twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

12/04/2012

Cuidados ao arrumar sua mala de viagem para que ela não seja extraviada ou violada

São comuns os relatos de passageiros que tiveram suas malas violadas em voos nacionais e internacionais nos aeroportos brasileiros.

A sua mala, quando devidamente etiquetada e despachada pela companhia aérea, passa a ser de responsabilidade da empresa, que responde por quaisquer danos sofridos durante o percurso aéreo.

Seguem algumas dicas para que este lamentável episódio não aconteça com você e sua família.

Em casa- Cuidados para preparar a sua mala

1. Personalize a mala com fitas coloridas e adesivos, para facilitar sua identificação, além de etiquetas com identificação pessoal (nome, endereço e telefone). Dessa forma, as chances de alguém levá-la por engano são menores.

2. Coloque os itens mais valiosos no fundo da mala. Com poucos minutos para fazer o assalto, os bandidos tendem a pegar o que está no topo ou nos bolsos.

3. Se for necessário despachar equipamentos ou produtos eletrônicos de valor, vale a pena tirar fotos dos produtos que está carregando. Isto poderá ajudar a comprovar o valor da sua bagagem, caso seja necessário acionar o seguro ou entrar com uma ação judicial. Não se esqueça também de guardar as notas fiscais dos produtos adquiridos na viagem.

4. É possível declarar à empresa aérea os itens contidos na mala despachada, com os respectivos valores, ainda no check-in. O atendente deve ficar com uma cópia da lista e entregar outra assinada ao passageiro. Nesse caso, a empresa aérea poderá verificar o conteúdo listado e cobrar um adicional sobre o valor declarado.

5. Para não despertar a atenção dos bandidos, tire os produtos comprados da caixa e arranque a etiqueta. Os presentes para a família e os amigos também devem ser levados sem embalagem.

6. Não coloque objetos de valor, como jóias, dinheiro e cartões de crédito, na mala que será despachada. Eles devem ser transportados na mala de mão. O mesmo vale para produtos eletrônicos, como máquinas fotográficas, laptops e celulares, produtos bastante visados pelos bandidos. Outros itens que costumam ser alvo dos meliantes são brinquedos, bolsas e perfumes importados.

7. Se for possível, opte por voos diretos. Quanto maior o número de conexões, maiores são as chances de sua mala se perder pelo caminho.

No aeroporto

8. Não descuide da mala deixando-a sozinha, nem mesmo enquanto estiver no café, na livraria ou no banheiro.

9. Chegue ao aeroporto no horário recomendado. Check-ins nos últimos minutos aumentam a chance de alguma confusão e de a mala ser enviada para outro destino.

10. Antes de despachar, verifique se sua mala foi identificada para o destino correto pela atendente da companhia aérea.

Ao chegar ao destino contratado– residência ou hotel

11. Caso você constate que sua mala foi violada no momento em que você abre-a em sua casa ou hotel, imediatamente faça um comunicado por escrito junto à empresa aérea, relatando o ocorrido, seja por mensagem eletrônica/ fax ou carta registrada.

12. Vá à delegacia mais próxima e solicite a lavratura de uma ocorrência policial (BO) Boletim de ocorrência, com a data, voo, número do ticket da mala e a relação de todos os objetos que foram furtados e, caso seja possível, com seus respectivos valores.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − onze =

 

Parceiros

Revista Travel 3