Cidadãos de todo o país já podem enviar ao governo sugestões e críticas sobre como melhorar o acesso de passageiros com necessidade de assistência especial ao transporte aéreo nos aeroportos brasileiros. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instaurou consulta pública a fim de recolher propostas para aprimorar a qualidade do atendimento prestado a esses passageiros. As contribuições devem ser enviadas, até as 18h de 5 de setembro, por meio de formulário eletrônico disponível no sítio da Anac.
Os interessados também poderão participar de audiências presenciais sobre o assunto, cujos horários e locais serão anunciados posteriormente pela agência. As sugestões apresentadas serão usadas pela Anac para fazer uma revisão da Resolução N° 09, de 5 de junho de 2007, que dispõe sobre o acesso ao transporte aéreo de Passageiros com Necessidade de Assistência Especial (Pnae).
Para elaborar a nova resolução, a Anac abriu à discussão questões referentes aos procedimentos prévios à viagem e relativas à acessibilidade no aeroporto; ao embarque; à assistência durante a viagem e ao desembarque para portadores de deficiência, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas acompanhadas por criança de colo, crianças desacompanhadas, pessoas com mobilidade reduzida ou qualquer pessoa que, por alguma condição específica, tenha limitação na sua autonomia como passageiro.
Fonte: Portal Planalto