twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

05/09/2012

Associações lançam selo de acessibilidade e inclusão social da rede hoteleira no estado de São Paulo

Com o objetivo de oferecer ao mercado hoteleiro e de turismo um amplo programa de informação e orientação visando à eliminação de barreiras arquitetônicas e de comunicação nas edificações destinadas a hospedagem, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH/SP) –  em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), lançaram o “Selo de Acessibilidade e Inclusão Social”, acompanhado por um programa contínuo de sensibilização e capacitação sobre as necessidades de funcionários e clientes com características físicas e sensoriais especiais.

O selo é uma certificação para hotéis que seguirem as regras de atendimento a pessoas com algum tipo de deficiência, como rampas e banheiros adaptados, por exemplo.  Empresários e funcionários da rede hoteleira também vão receber uma cartilha com orientações para atender hóspedes com necessidades especiais.

Como funciona

O programa compreende diversas etapas e todas devem ser rigorosamente cumpridas para que o empreendimento receba o selo. Primeiramente, serão realizadas pesquisas junto aos meios de hospedagem, para a geração de um banco de dados que reunirá as informações básicas. Será também produzido e distribuído um guia de adequação física e operacional dos empreendimentos de acordo com as normas da ABNT.

Junto a isto, serão lançados materiais e campanhas para a conscientização tanto de hóspedes quanto de colaboradores, assim como palestras, cursos e treinamentos para associados da ABIH-SP, em parceria com a ABNT.

A última etapa do programa prevê vistorias in loco para avaliar as adaptações realizadas na parte estrutural dos empreendimentos. Os colaboradores também serão avaliados com a finalidade de que eles tenham sido devidamente treinados para receber hóspedes portadores de necessidade especiais.

A vistoria resultará num relatório que decidirá se o hotel atende ou não aos requisitos para receber a chancela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − 5 =

 

Parceiros

Revista Travel 3