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Notícias

18/09/2012

Dicas para atender pessoas com deficiências nas viagens aéreas

O Ministério do Turismo publicou uma cartilha denominada “Turismo Acessível”, que fornece importantes dicas aos passageiros “especiais” que merecem o nosso respeito para que possam defender seus direitos de turista/consumidores de forma justa e eficiente:

ANTES DA VIAGEM

• Reserve a passagem na agência ou companhia aérea, obtendo informações sobre a forma de atendimento no dia da viagem, auxílio para embarque e desembarque, procedimento para embarque da bagagem e da cadeira de rodas.

• Verifique as condições de transporte do cão-guia no avião. Providencie atestado de saúde do animal e faça reserva antecipada de assento na primeira fila;

• Solicite, com antecedência, caso necessite:

– Oxigênio terapêutico durante a viagem;

– Refeições especiais;

– Assistência para entrar e sair do avião;

– Assentos contíguos para si e acompanhante;

– Cartilha de Instruções de Segurança em Braille ou em letras grandes, em caso de deficiência visual moderada;

DURANTE A VIAGEM

• Solicite ajuda a um funcionário da empresa para utilização da cadeira de rodas dobrável em deslocamento do assento ao banheiro da aeronave. É importante salientar que todos os aviões de corpo largo (dois corredores)têm, pelo menos, um banheiro com acesso para cadeiras de rodas a bordo.

• Lembre-se de acomodar o cão-guia que viaja na cabine de passageiros no chão da aeronave e em uma fileira com espaço suficiente, preso a uma coleira e usando protetor de focinho.

NO DESEMBARQUE

• Peça o auxílio de pessoal qualificado para desembarque da bagagem, da cadeira de rodas e sua condução até a saída do aeroporto;

• Em caso de cegueira ou deficiência visual severa, solicite orientação sobre a existência de sistema eficaz de sinalização sonora, tátil e visual integrados e padronizados em toda a estrutura do terminal. Na ausência destes, peça ajuda a um funcionário da empresa ou terminal.

É de suma importância que, tanto as empresas aéreas, como as agências de turismo, responsáveis pela venda de bilhetes aéreos, divulguem com antecedências aos seus clientes portadores de necessidades especiais quais os serviços disponíveis a atender estes passageiros.

Par saber mais informações sobre este tema, você pode conseguir a mencionada cartilha pelo site ao acessar o seguinte endereço:

http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Cartilha-3_Vermelha.pdf

Vale a pena!

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