O serviço aéreo prestado no Brasil é “de baixa qualidade” e o tema deve ser tratado pelo governo junto às companhias aéreas para não prejudicar o crescimento do turismo, disse nesta segunda-feira (25) o presidente interino da Embratur, Paulo Guilherme de Araújo.
As reclamações relativas a atraso de voos, cancelamentos, espera em aeroportos, preços de tarifas e atendimento inadequado são frequentes, segundo Araújo.
O tema também preocupa o governo no momento em que o país se prepara para sediar uma série de grandes eventos internacionais, como a Jornada Mundial da Juventude da Igreja Católica e a Copa das Confederações neste ano, a Copa do Mundo em 2014 e a Olimpíada em 2016.
“A qualidade do serviço aéreo é de baixa qualidade e isso é uma preocupação nossa”, disse. “O primeiro contato do turista é com a companhia aérea. Se ele tem uma impressão ruim, fica difícil”.
A Embratur e outros órgãos do governo federal pretendem se reunir com as principais companhias aéreas para cobrar um serviço de melhor qualidade aos usuários nacionais e estrangeiros.
O órgão é favorável à abertura do mercado brasileiro a companhias aéreas estrangeiras para aumentar a concorrência –e, possivelmente, a qualidade do serviço. Segundo Araújo, há preocupação também com as altas tarifas praticadas por alguns hotéis, que ele chamou de “oportunismo”.
Fonte: Folha de S. Paulo