A embaixada britânica no Brasil informou, por meio de assessoria de imprensa, que não tem planos de impor um regime de vistos a brasileiros que visitam o país.
De acordo com o órgão, a revisão da política migratória é um “procedimento-padrão” do país, mas que não havia uma decisão sobre a imposição de barreira à entrada de brasileiros. “Atualmente, não temos planos de impor ao Brasil um regime de vistos”, diz a nota.
Os britânicos declararam que o Brasil é um “parceiro importante para o Reino Unido” e que estão “investindo bastante em nossos laços diplomáticos e econômicos”.
De acordo com reportagem do jornal “Financial Times” desta semana, a ministra do Interior britânica, Theresa May, apontou disposição em exigir um novo visto para todos os brasileiros que viajarem para o país.
Atualmente, brasileiros não precisam de permissão para entrar no Reino Unido, desde que a permanência no Estado seja de até seis meses. Antes de divulgar nota negando que haja plano de mudar as regras, a embaixada confirmou que discutia a revisão das regras.
A embaixada ressaltou que não há nenhuma decisão tomada sobre o assunto, nem previsão de a intenção da ministra noticiada pelo “Financial Times” ser colocada em prática pelo Reino Unido.
O jornal britânico informou que o assunto é alvo de polêmica dentro do próprio governo britânico. Para contrários à medida, a criação de barreiras para a entrada de brasileiros pode afetar as relações entre os dois países, contrariando os esforços britânicos para reforçar os laços com o Brasil.
Fonte: Folha de S. Paulo