Nesta época do ano, muitos brasileiros estão em período de férias e, por isso, ao longo desta semana e durante o mês de janeiro, deverão viajar para outros estados e, até mesmo, para o exterior. É o momento de relaxar e de tirar o merecido descanso com a família.
Mas é um período em que os imóveis ficam vazios, o que facilita a ação de ladrões e arrombadores. Segundo estatísticas policiais, nos meses de janeiro e dezembro, há um aumento significativo do número de furtos e roubos em residências.
Por isso, antes de iniciar a tão esperada viagem de férias é importante estar atento para algumas medidas de segurança:
– Chave reserva e contato: deixe uma cópia das chaves da casa e forneça seu contato a alguém de confiança, preferencialmente um amigo ou parente. Em condomínios fechados ou edifícios, não deixe as chaves na portaria. Peça a um vizinho ou parente para visitar diariamente o imóvel, recolher as correspondências e verificar movimentos estranhos de pessoas rondando-a.
– Redes sociais: evite comentar nesses canais a viagem que fará, pois, em geral, não se tem controle do alcance das informações publicadas nas redes sociais. Assim, quanto menos pessoas souberem da sua ausência, melhor.
– Revistas e jornais: providencie a suspensão temporária da entrega de jornais e revistas que tenha assinatura ou peça a um vizinho para recolher a correspondência. O leitor do “Estado de Minas” pode suspender temporariamente sua assinatura, sem ônus, através do telefone 3263-5800 tecla 1 – 3 (BH); outras localidades 0800 0315005.
– Empresas de vigilância: antes de contratar uma empresa para prestação dos serviços de vigilância, verifique se possui cadastro na Polícia Federal. Esta providência é fundamental.
– Campainha: desligue a campainha. Sem ela, possíveis assaltantes ficarão incertos quanto à presença de alguém em casa.
– Água, gás e energia elétrica: feche os registros de água e gás e tire da tomada todos os equipamentos elétricos. Isso pode evitar que aconteçam alguns acidentes durante sua ausência. Não deixe as luzes acesas durante o dia, pois, isso demonstra ausência de moradores. Se possível, instale um aparelho de fotocélula para acender e apagar as luzes externas à noite e de dia, respectivamente.
– Entradas: portas, janelas e outros acessos da casa revestidos com grades internas ou trancas extras, por dificultarem a entrada clandestina, podem levar os ladrões a desistirem de uma ação criminosa. Evite colocar cadeados do lado externo do portão.
– Jardins: No caso de residências com jardim na frente, contrate alguém para mantê-lo limpo, evitando o aspecto de abandono.
Fonte: Policia Militar de Minas Gerais – https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/portalservicos/portalservicos/portalservicos/conteudo.action?conteudo=752&tipoConteudo=subP