twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

11/07/2019

5 dicas de saúde para viagens de avião

Viajar de avião é uma experiência única e fascinante. Entretanto, por estar nas alturas, o corpo pode reagir de diferentes formas e por isso é preciso tomar alguns cuidados para evitar sensações desagradáveis.

Separamos algumas dicas de saúde essenciais para quem está embarcando. As informações foram selecionadas do livro Viajando com Saúde, do médico Fernando Lucchese. Temos certeza de que sua viagem ficará ainda melhor com esses pequenos cuidados.

1- A melhor roupa para viajar de avião

Por causa da baixa pressão atmosférica, na aeronave, nosso corpo fica mais inchado. A dica é escolher roupas confortáveis, feitas de malha, moletons ou com tecidos que tenham stretch – elassão essenciais para um deslocamento despreocupado. 

Por causa da baixa pressão atmosférica, na aeronave, nosso corpo fica mais inchado. A dica é escolher roupas confortáveis, feitas de malha, moletons ou com tecidos que tenham stretch – elassão essenciais para um deslocamento despreocupado. 

Em relação aos sapatos, escolha aqueles que são mais confortáveis e que permitem serem abertos, como tênis com cadarço.

Também é importante ressaltar que faz frio no avião. Por isso, friorentos de platão devem levar alguma mantinha ou casaco extra!

2 – Como montar um kit básico para mala de mão

É aconselhável levar itens básicos de farmácia junto à mala de mão,especialmente se você toma um medicamento especial. Além disso, durante o voo é bom ter produtos específicos para uma viagem tranquila, como hidrantes, umidificador de narinas, protetor de ouvidos, máscara para os olhos e colírio. 

Outra dica fundamental é beber muito líquido! A umidade do ar pode atingir 50% em voos curtos e 17% em voos longos, o que pode ocasionar sangramento nasal. Tenha sempre uma garrafinha de água para a hora da sede.

Apesar de ser muito importante montar uma bagagem de mão com itens básicos, as companhias aéreas estão cada vez mais severas sobre o tamanho da mala que vai com os passageiros. Fique sempre atento às normas da empresa escolhida. 

3 –  Como cuidar de nariz e ouvidos durante a viagem

É comum o nariz ficar congestionado dentro do avião ou o ouvido sentir alguns “estalos”, isso ocorre devido à altitude e à pressurização da cabine. Tente usar descongestionante nasal sempre que sentir desconforto ou dor de ouvido.

Pessoas com o organismo mais sensível podem ministrar medicamentos anticinéticos (para vômito, palidez, mal estar) meia hora antes de subir a bordo.

4 –  Como cuidar da circulação e articulações do corpo

Usar meias elásticas e esticar as pernas a cada duas horas são excelentes alternativas para ativar a circulação do corpo durante voos longos. Além disso, evitam a trombose venosa profunda (TVP), que pode aparecer porque passar horas na mesma posição estimula a formação de coágulos de sangue nas pernas, que podem subir para o coração e pulmões.

Pessoas acima dos 40 anos, gestantes, obesos, fumantes ou pessoas que infartaram recentemente são mais propícias. Se você se enquadra em um desses casos, evite remédios para dormir, beba bastante água a cada três horas, faça exercícios de alongamento e caminhe de hora em hora pelo corredor do avião.

5 – Como escolher o que comer e beber no voo?

Durante o deslocamento do avião os órgãos internos aumentam de tamanho devido à baixa pressão. É aconselhável evitar alimentos que estimulam a fermentação no intestino, como feijão, cebola, repolho, couve, frituras, carnes vermelhas, molhos e refrigerantes. 

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas é recomendável, pois o ar rarefeito no avião aumenta em duas vezes a possibilidade de embriaguez. 

Caso você tenha alguma restrição alimentar ou precise de dieta específica, informe a companhia aérea no momento da reserva. Não será cobrado nenhum valor extra, mas é necessário fazer o pedido com antecedência.

Seguindo essas dicas básicas temos certeza de que sua viagem será mais tranquila e que você chegará bem ao destino final! 

Tenha uma boa viagem!

Fonte: Mala&Cuia Viagens Especiais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × cinco =

 

Parceiros

Revista Travel 3