twitter.com/viajandodireito facebook.com/viajandodireito linkedin.com/company/1741762 youtube.com/viajandodireito Newsletter RSS UAI

Notícias

13/08/2019

A importância do guia de turismo

Por Luciana Atheniense

Ao longo dos anos, redigindo esta coluna, sinto necessidade de enfatizar a importância do turismo responsável, seja em relação aos profissionais que exercem a prestação deste serviço, como também de nós, consumidores que dele utilizamos.

Admiro os profissionais de turismo que buscam praticar sua atividade de forma ética e responsável, já que enaltecem o setor, seja nacional e internacionalmente, e proporcionam, sobretudo, a confiabilidade de seus clientes/consumidores.

Acredito que cabe a nós, consumidores, planejar uma viagem com antecedência, não apenas no que se refere à contratação do transporte (aéreo ou rodoviário) e à hospedagem, mas, também, aos locais que desejamos visitar.

Nesse sentido, acho importante que os atrativos turísticos sejam mostrados pelo profissional devidamente qualificado para exercer esta função: o guia de turismo.

A evolução tecnológica que os celulares proporcionam facilita aos usuários obter, de forma rápida, informações sobre os locais que desejam visitar, seja no Brasil ou no exterior. Entretanto, continuo optando pela contratação de um profissional capaz de fornecer, pessoalmente, seu conhecimento técnico em relação aos lugares importantes da cidade a ser visitada.

Sua vivência profissional traz conhecimento histórico sobre o local e também conselhos sobre pontos interessantes a serem conhecidos, como museus, mercados e até mesmo restaurantes, onde se pode alimentar com segurança e tranquilidade.

A opção por contratar o guia tornou-se corriqueira no planejamento das minhas viagens internacionais ou nacionais. Ao viajar acompanhada de meus dois filhos menores, constato que a visita guiada por um profissional qualificado desperta à minha família maior interesse em relação ao local visitado. Falo por experiência, meus filhos ficam muito mais interessados quando, nas viagens, somos guiados por alguém que entende do lugar, que possa lhes satisfazer curiosidades, que seja capaz de ir além de suas expectativas, de suas demandas. E esse é, sem dúvida, o guia de turismo.

Vale ressaltar que muitos acham que o trabalho do guia de turismo e do guia turístico é o mesmo. Enquanto o primeiro é o profissional que acompanha, dá assistência e passa informações sobre os atrativos turísticos, o segundo não passa do nome dado ao material impresso com informações turísticas de uma localidade.

A profissão de guia é regulamentada desde 1993 em nosso país e, para exercê-la, é necessário cumprir alguns requisitos imprescindíveis.

Caso o leitor deseje contratar esse profissional, deverá se certificar de que esteja cadastrado no Sistema de Cadastro das pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo (Cadastur). Esse sistema é organizado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de Turismo, presentes em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. Segue o site para sua conferência: https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/sou-turista/inicio.

Por fim, acredito que vale a pena a contratação do guia de turismo, com o intuito de conhecer e, sobretudo, admirar as riquezas deste nosso Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × quatro =

 

Parceiros

Revista Travel 3