O governo já trabalha numa operação especial de carnaval para garantir um movimento tranquilo nos aeroportos. A principal preocupação é com os destinos para o Nordeste, sobretudo Salvador, Porto Seguro, Recife, Fortaleza e Natal, partindo de Rio, São Paulo e Minas Gerais. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para fevereiro, foram aprovados 1.220 voos extras e charters, dos quais 767 internacionais e 453 domésticos.
O plano, que deverá ser acionado entre os dias 12 e 26 de fevereiro, começa a ser fechado na próxima semana pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). Vai prever reforço de efetivo por parte dos funcionários da Infraero e da Anac nos terminais mais movimentados, além do compromisso das companhias aéreas em não fazer overbooking (venda de bilhetes acima da capacidade dos aviões), mesmos parâmetros da operação fim de ano.
Falta de informação foi principal causa de multas
Apesar da preocupação do governo em evitar o caos, a Infraero estima que o movimento neste trimestre fique um pouco abaixo da alta registrada em 2011, devido à desaceleração da economia nos últimos meses. A alta na ocasião foi de 15,4% sobre 2010, o que representou um incremento de 5,7 milhões de passageiros, incluindo embarcados, desembarcados e em conexões.
Mesmo com o atraso no aeroportos na volta do feriado de fim de ano, sobretudo no dia 2, devido principalmente às chuvas, o governo está comemorando o resultado da operação, que vigorou entre os dias 15 de dezembro e 4 de janeiro. Segundo balanço preliminar, a Anac multou menos: foram registrados 205 autos de infração a companhias aéreas, contra 329 em 2010.
O número deve subir um pouco, porque ainda estão sendo fechadas ocorrências em alguns aeroportos, mas ficará abaixo do ano anterior, segundo a Anac. Os números fechados até agora contemplam os aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Galeão (Tom Jobim), Santos Dumont, Brasília e Confins (Belo Horizonte).
Na avaliação da superintendente de Regulação Econômica da Anac, Danielle Crema, coordenadora da operação de fim de ano, o setor voltou a funcionar de maneira coordenada e eficiente, o que se refletiu no padrão de normalidade nos principais aeroportos do país. Segundo ela, no dia mais crítico, por exemplo, 23 de dezembro, a média de atrasos em 2011 foi de 12%, contra 35% no mesmo dia de 2010.
De acordo com o balanço da Anac, o principal motivo das autuações é a falta de prestação de informação aos passageiros, com 74 autos de infração. O não cumprimento da norma que determina assistência aos usuários em caso de atrasos e cancelamentos de voo aparece em segundo lugar, com 34 ocorrências.
Em terceiro lugar, ficou a preterição — quando o passageiro deixa de embarcar por overbooking, por exemplo — com 32 autuações. Falhas no processo de identificação de passageiros (divergência entre cartões de embarque e documentos) resultaram em 24 infrações.
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Fonte: O Globo