Os brasileiros estão perdendo uma parcela cada vez maior dos pontos acumulados em programas de recompensa de cartões de crédito. Levantamento do Banco Central junto a emissores de cartões mostra que 53,4 bilhões de milhas expiraram no ano passado por falta de uso.
Isso equivale a 24% da pontuação conquistada naquele mesmo ano. É o dobro do percentual verificado em 2010, primeiro ano em que o número foi apurado pelo BC.
Os brasileiros acumularam 992 bilhões de milhas em seus cartões de crédito entre 2010 e 2014. Quase dois terços disso foram convertidos em prêmios, como passagens aéreas e bens de consumo. Na média, 17% expiraram, por falta de utilização no prazo determinado ou pelo cancelamento do cartão.
O restante foi incorporado ao saldo total de milhas, que chegou a quase 300 bilhões no final de 2014. Esse estoque é suficiente para ser trocado por 3 milhões de voos internacionais, considerando gasto de 100 mil milhas para passagens de ida e volta.
PACIÊNCIA
Renata Reis, do Procon-SP, diz que a perda de pontos é a principal reclamação dos consumidores em relação a esses programas. A queixa, normalmente, é sobre falta de informação sobre prazo de expiração e desaparecimento de créditos sem que sejam usados. Esses casos podem ser resolvidos por meio de reclamações ou de ações em tribunais de pequenas causas.
Renata afirma que o consumidor deve se lembrar que paga pelos pontos. “O programa de recompensa não é gratuito. O emissor cobra uma anuidade mais cara nos cartões que oferecem isso.”
E fazer o benefício valer exige paciência e planejamento. No caso de troca por passagem aérea, em geral, as empresas oferecem poucos assentos nos voos mais concorridos (sobretudo na alta temporada). Ficar atento às promoções é uma dica para evitar armadilhas.
SÓ UM CARTÃO
Michael Viriato, coordenador do laboratório de finanças do Insper, diz que as pessoas têm dificuldades em acompanhar o acúmulo de pontos e, muitas vezes, não conseguem juntar o valor mínimo para a troca por prêmios.
Viriato recomenda juntar as compras em um único cartão para atingir mais rapidamente a pontuação mínima. Também é necessário monitorar a quantidade de pontos e se planejar para fazer a troca, diz Viriato. “Se deixar para a última hora você não vai conseguir trocar de forma adequada.”
Outra forma de aproveitar os pontos é transferi-los para outras pessoas. Há programas ligados a empresas aéreas que permitem isso, mediante o pagamento de taxas.
Fonte: Folha de S. Paulo