Desde 2011, a Universidade Federal de Minas Gerais mantém o Centro de Atendimento ao Viajante que, visando prevenir riscos, fornece, previamente à partida do viajante, orientações relacionadas à saúde, assim como atendimento durante e após viagens para tratamento de doenças relacionadas ao passeio.
Estas precauções buscam proteger o turista, tanto de forma individual como de forma coletiva, já que, no retorno ao local de sua moradia, poderá introduzir uma doença infecciosa em sua comunidade. Aconselha-se que o viajante procure obter estas orientações com, pelo menos, um mês antes de antecedência, para as providências de prevenção, como por exemplo, vacinas.
A coordenadora do ambulatório e professora da Faculdade de Ciências Médicas da UFMG, Marise Oliveira Fonseca, esclarece, ainda, sobre a necessidade de ter acesso a estas informações antes de viajar, completando que: “Muitas vezes, as pessoas viajam para a França, por exemplo, e não sabem que surtos de sarampo são constantes por lá”.
Em relação aos grandes eventos que acontecerão em Belo Horizonte (Copa das Confederações e Copa de Mundo), a coordenadora do Centro enfatiza que “Esses eventos de massa trazem doenças infecciosas, que vão desde as transmissíveis pelas vias respiratórias até as sexualmente transmissíveis (DSTs)”. Há ainda, segundo ela, o risco de reaparecimento de doenças que estavam controladas em Minas como, por exemplo, o sarampo e a tuberculose.
Este Centro de Atendimento pretende produzir material informativo em parceria com o Ministério da Saúde, para orientar moradores da capital e turistas quanto às condutas preventivas que devem ser adotadas e os sintomas das doenças típicas de cada continente, que podem ser disseminadas durante os eventos.
Funcionamento gratuito: Hospital das Clínicas, que fica na Alameda Álvaro Celso, 241, no bairro Santa Efigênia, na região Centro-Sul da capital. O horário de atendimento é às terças-feiras, das 17h30 às 21h. Os atendimentos serão agendados pelo e.mail centrodeatendimentoaoviajante@gmail.com . Os telefones disponíveis são: (31) 9456-2362, das 7h às 22h; (31) 3409-9825, das 8h às 17h, ou (31) 3409-9751, das 13h às 17h.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) possui um Centro de Informação em Saúde para Viajantes (Cives) onde os viajantes podem se prevenir contra doenças.
Que legal. Não sabia que a UFMG tinha esse programa.
Ótima dica!